Sintep-MT repudia declarações do secretário de Educação do Estado, Alan Porto, à imprensa estadual
Sindicato considera as falas ofensivas à luta sindical e à trajetória dos trabalhadores e trabalhadoras da educação em Mato Grosso
Publicado: 07/11/2025 17:47 | Última modificação: 07/11/2025 17:47
Escrito por: Sintep-MT
O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), entidade com 60 anos de história na luta sindical, repudia às declarações do secretário de Estado de Educação, Alan Porto, em entrevista à mídia estadual. O gestor da pasta se referiu a luta do sindicato de forma desrespeitosa ao classificá-la como: “só bagunça”. Ainda acrescenta de forma falaciosa que a entidade “nunca quis diálogo propositivo”, com o governo.
As declarações omitiram o fato de que o próprio secretário da pasta foge sistematicamente do debate, e não recebe a entidade para discutir as pautas da categoria. Foram diversas as ocasiões, em que o Sintep-MT esteve presente em audiências e reuniões, algumas marcadas pela própria Secretaria, as quais o titular da pasta se ausentou ou apresentou justificativas para não participar. Atos que demonstram a total falta de compromisso com o diálogo democrático e com o respeito aos trabalhadores da educação.
As declarações dadas à mídia representam um profundo desrespeito com a entidade, e afrontam o direito legítimo da categoria à organização, à livre expressão na defesa de seus interesses. O discurso ofensivo tenta desconsiderar a luta histórica e compromisso do Sintep-MT pela valorização da escola pública, da carreira e das condições de trabalho dos educadores ao longo de seis décadas.
O Sintep-MT rechaça qualquer tentativa de desqualificar o movimento sindical e reafirma que é exatamente pela ação combativa e crítica do sindicato, que os trabalhadores da educação têm garantido conquistas na educação pública do Estado. O Sintep-MT afirma ainda, que o papel da entidade não é agradar governos, mas denunciar injustiças, cobrar diálogo e lutar por direitos. Se a defesa da categoria incomoda, é porque o sindicato cumpre seu papel.
As falas do secretário não apenas revelam intolerância à divergência e desrespeito à democracia, mas também tentam desviar o foco das graves questões que afetam a educação estadual: salários achatados, congelamento de carreira, sobrecarga de trabalho, déficit de profissionais e precarização das condições nas escolas.
Enquanto o governo Mauro Mendes mantém políticas que enfraquecem o serviço público e atacam os direitos dos trabalhadores, o secretário Alan Porto prefere atacar quem representa os milhares de educadores e educadoras que todos os dias sustentam, com esforço e dedicação, a escola pública no estado.
O Sintep-MT reafirma sua disposição permanente para o diálogo sério e responsável, mas nunca sob o peso da intimidação ou do desrespeito. O verdadeiro inimigo da educação não é o Sindicato, mas o projeto político que desmonta a escola pública e desvaloriza quem a constrói.
Seguiremos firmes, com independência e coerência, na defesa intransigente da educação pública, gratuita, laica, democrática e de qualidade social, e na luta por uma gestão que respeite os trabalhadores e as trabalhadoras da educação de Mato Grosso.
Direção Estadual do Sintep-MT
Livre, Democrático e de Luta!
Cuiabá, 7 de novembro de 2025




