Sintep-MT reproduz nota de repúdio do Movimento Negro de MT contra vereador de Sinop


No texto, o movimento destaca o autoritarismo e racismo do presidente da Câmara de Sinop, ao afirmar que não aprovará, quaisquer encaminhamentos de propostas de projetos de leis que possa garantir os direitos e/ou promoção de igualdade racial, em evidente prática de racismo institucional

Publicado: 09/11/2021 14:39 | Última modificação: 09/11/2021 14:39

Escrito por: Assessoria/Sintep-MT

Sintep-MT

Considerando a Carta Magna, a CONSTITUIÇÂO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL, que rege o ArL 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, ã liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

Considerando, Lei n° 12.288 de 20 de Julho de 2010, que Institui o Estatuto da Igualdade Racial, vimos por meio desta carta, mostrar nossa indignação e revolta diante postura e resistência quanto ao recebimento do convite, na data do dia 04 de novembro de 2021, tentativa frustrada de protocolar o convite no gabinete do Nobre Vereador Sr. Elbio Roberto Volkweis - PATRIOTAS, Presidente da Câmara Municipal de Vereadores do município de Sinop, referente a programação dos eventos alusivos ao mês de novembro, em referência ao Dia Nacional da Consciência Negra.

Considerando, a LEI N° 7.716, DE 5 DE JANEIRO DE 1989, que define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor, repudiamos de forma veemente e, desde já protestamos a Postura desse Nobre Vereador Sr. Elbio Roberto Volkweis - PATRIOTAS, Presidente da Câmara Municipal de Vereadores do município de Sinop, "casa do povo”.... há quem diga, que ao invés de nos sentirmos em nossa casa, tal postura nos deixou atônitas, sem ação e reação.... que ao som de gritos e berros nos reportou aos tempos de quando os Negros eram humilhados e constrangidos pelos seus donos na Casa Branca. Nós, representantes assíduas da comunidade negra, reportamos aos senhores e senhoras, indignadas e tristes, pois protagonizamos uma cena deplorável, NUNCA imaginada, cenário esdrúxulo de relatos de irmãos de cor, que já sofreram na pele e agora sentimos da forma mais constrangedora e cruel impotência diante de tanto preconceito e discriminação nas palavras desse nobre vereador, que se diz representante do povo, enquanto em alto e bom som, ecoava pelos corredores da casa do povo, que somos oportunistas e vivemos de “Mi, mi, mis". Diante de tão longa estrada debatendo e abordando sobre as várias formas de racismos, hoje podemos valer da frase ‘eu morro e não vejo tudo...” que em uma longa trajetória, anos de caminhada, deparar em pleno século XXI, não imaginávamos vivenciar tal momento, sentindo-nos minimizadas, inferiorizadas e impotentes diante de falas vexatórias de humilhação e constrangimento. O fato ocorreu na presença de funcionários daquela casa (Casa do povo), realidade esta racista, que em anos de luta tivemos o desprazer de ter a visão personificada da Intolerância, mas que trouxe a reflexão, ao analisarmos o tom arrogante deste Senhor que tentou e conseguiu, silenciar em nossas teses de defesa, deixando-nos extremamente impotentes, num tom estrondoso nos ofendia, nos interrompia a todo instante, referindo-se a comunidade negra, com fala afirmativa ’que nós negros quando defendemos as cotas raciais, a qual ele é totalmente contra (aliás quaisquer tipos de cotas), nos declaramos burros e racistas”.

Em seu discurso, que destacamos como autoritário e racista e, diante de sua fala afirmando que não é favorável e, tampouco aprovará, quaisquer encaminhamentos de propostas de projetos de leis, no âmbito da Câmara Municipal de Vereadores de Sinop, que possa garantir os direitos e/ou promoção de igualdade racial, prática esta de racismo institucional. Reforçamos que com essa fala, mais uma vez tenta nos impedir, enquanto movimento, de participarmos das deliberações legislativas em prol da comunidade negra e das demandas da sociedade. A política implementada por este Nobre Vereador Sr. Elbio Roberto Volkweis - PATRIOTAS, Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Sinop, é uma política excludente e exclui das demandas as políticas públicas da população negra ou quaisquer outras demandas, sendo que a Câmara Municipal de Vereadores tem que contribuir sim, pois é a °casa do povo“. Ainda, destacamos que com essa fala, ele desconsidera a grande população negra existente no nosso município, que segundo o último censo passa de 51% (cinquenta e um por cento), sendo essa fala considerada perigosa, bem como, esta cometendo um crime de segregação de políticas públicas contra a população negra, racismo institucional, diante da utilização do cargo e poder hierárquico para interferir no bom andamento dos projetos sociais de relevância para esta comunidade no nosso município.
Considerando os fatos e das afirmações do Nobre Vereador Sr. Elbio Roberto Volkweis - PATRIOTAS Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Sinop, que sem nenhum receio ou respeito pelos nossos posicionamentos afirmou que todos os projetos relacionado a essa temática nessa casa de leis (casa do povo) terá seu voto contrário. 
LEIA NA ÍNTEGRA O TEXTO DA NOTA

Assista o vídeo da manifestação do vereador presidente da Câmara Municipal de Sinop, Elbio Volks (Patriotas) sobre a política de cotas para negros que fortaleceu a discriminação e o racismo