Sintep-MT recebe prêmio durante lançamento da Parada do Orgulho LGBTQIA+

Prêmio de Direitos Humanos LGBTQIA + 2022 foi entregue para o Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT).

Publicado: 04/07/2022 18:01 | Última modificação: 04/07/2022 18:01

Adunemat
Palco do Cine Teatro reúne os premiados da noite

A 19ª Parada do Orgulho LGBTI+ acontecerá em Mato Grosso, no próximo dia 26 de agosto de 2022, com o tema “Pelo Direito de Existir Vote com Orgulho”. O lançamento oficial realizado na última sexta-feira (02/07), no Cine Teatro Cuiabá, teve diversas atrações, entre elas, a entrega do Prêmio de Direitos Humanos LGBTQIA + 2022, para o Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT).

O prêmio foi recebido pela vice-presidente do Sintep-MT, Leliane Barbosa, com participação do presidente Valdeir Pereira e do dirigente, Klebis Marciano. A premiação dada ao sindicato se deu pela contribuição histórica na luta contra a homofobia e defesa do respeito à diversidade.

foto Adunemat/Sintep-MT
Teatro lotado para acompanhar a festa de lançamento da Parada LGBTQIA- 2022 e premiação. Em destaque, de laranja,  a vice-presidente do Sintep-MT, Leliane Borges

Para comemorar mais uma edição da Parada do Orgulho LGBTQIA+ os organizadores realizaram uma grande festa com direito a shows e atrações culturais. Entre elas, se destaca a segunda edição da Exposição Projeto Simbiose, que apresentou diferentes telas abordando o tema do evento: o apelo de esperança e luta num evento que celebra as conquistas da população LGBTQIA+ sem perder de vista a dureza da realidade.

Organizada em Mato Grosso desde 2002, a Parada teve apenas uma edição suspensa devido a pandemia, em 2020. Contudo retoma, em mais um ano de atividade, fazendo a defesa de direitos para as pessoas LGBTQIA+. “Este ano nossa comunidade tem o compromisso de lutar nas urnas para retomar pautas que foram engavetadas por este governo: saúde integral da população LGBTQI; ambulatório trans; emprego e renda ; educação e outros”, destaca um dos organizadores e fundador da Parada do Orgulho LGBTQIA+, Clóvis Arantes.

Adunemat
Apresentação durante lançamento da Parada LGBTQIA+

A vice-presidente do Sintep-MT, Leliane Borges, se sentiu honrada em receber o troféu e o diploma de Defesa dos Direitos Humanos, concedidos à entidade, a qual, até a última gestão sindical ocupou a cadeira de representantes em diferentes espaços estaduais e nacionais que fazem as discussões das causas LGBTQIa+. “Esse troféu dá um reconhecimento que nos gratifica muito. Acreditamos e defendemos uma educação plural e diversa abraçando a todos, todas e todes, com respeito e dignidade”, concluiu.