Sintep-MT recebe Moção de Aplauso do Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso
Moção entregue aos dirigentes da entidade homenageia 60 anos de lutas, conquistas e resistência em defesa da educação pública e pelo direito dos profissionais
Publicado: 22/07/2025 15:54 | Última modificação: 22/07/2025 15:54
Escrito por: Roseli Riechelmann

O Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) recebeu Moção de Aplausos do Conselho Estadual de Educação (CEE), nesta terça-feira (22/07), durante sessão plenária do órgão. A homenagem se deve aos 60 anos do Sintep-MT, completados em 29 de junho de 2025. Na oportunidade, foi apresentado o vídeo de aniversário, com relatos da luta sindical, e feita a entrega da Moção à vice-presidente do Sintep-MT, María Celma de Oliveirah, e ao conselheiro da Educação e dirigente do Sintep-MT, professor Dirceu Blanski. Participaram ainda diretores da executiva do Sindicato.
María Celma de Oliveirah, representando o presidente Henrique Lopes, que está em agenda fora do estado, ressaltou que o momento é de celebração pelos 60 anos de história do Sintep-MT e reafirmou o compromisso da entidade com a educação pública de qualidade, gratuita, laica e desmilitarizada. “Defendemos a escola pública para os filhos e filhas da classe trabalhadora. Nosso compromisso é continuar defendendo os trabalhadores e as trabalhadoras”, ressaltou.
.jpeg)
O representante do Sintep-MT no Conselho de Educação, Dirceu Blanski, destacou o papel sindical em defesa da qualidade da educação, não somente no caráter técnico ou financeiro, mas considerando as condições dos trabalhadores. “Temos a compreensão de que a educação avança e precisa avançar, mas que a qualidade perpassa também pela condição dos trabalhadores que exercem o trabalho no interior das escolas”, disse o dirigente.

Na oportunidade, a história de luta e a representatividade do Sintep-MT na construção de direitos aos trabalhadores e nas melhorias da qualidade da educação foram destaque nas falas de diversos membros do CEE-MT. Destacou-se, no amadurecimento de 60 anos, as conquistas que são referência no país e também inspiração para os demais sindicatos,
A história sindical, movida pela categoria e conduzida por várias mãos, teve por parte de um dos conselheiros homenagem in memoriam. Foram citados os ex-dirigentes Júlio Viana, Jocilene Barboza — primeira presidente e mulher negra do Sintep-MT, bem como outra liderança feminina que contribuiu com a luta, a professora Lúcia (de Lourdes Gonçalves), de Cáceres.

A presidente interina do CEE-MT, que ocupou a coordenação dos trabalhos na ausência do presidente Gelson Menegatti, Ana Maria Di Renzo, concluiu a homenagem ressaltando o papel do Sintep-MT nas lutas que ainda virão, assim como em todas que já foram feitas em prol da educação pública de Mato Grosso.
Estiveram presentes na solenidade os dirigentes do Sintep-MT; Catarina Francisca, primeira secretária; Fernando Alves, diretor regional da Nortão I, Peixoto de Azevedo, e o secretário de Comunicação, Edevaldo José.