Sintep-MT realiza segundo Conselho de Representantes de 2025 neste fim de semana
Evento reúne educadores de todo o estado para análise de conjuntura, com a participação de representantes da CNTE e da Feesp-MT, além de debates sobre a agenda de lutas da categoria.
Publicado: 22/05/2025 10:29 | Última modificação: 22/05/2025 10:29
Escrito por: Roseli Riechelmann

O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) realiza neste sábado, 24 de maio, a partir das 8h30, o primeiro dia do segundo Conselho de Representantes de 2025. O evento acontece na sede do Sintep-MT, em Cuiabá, e reúne membros dos 15 polos regionais da entidade para a Análise de Conjuntura, que contará com a participação de Heleno Araújo, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), e Carmen Silvia Campos Machado, presidente da Federação Sindical dos Servidores Públicos de Mato Grosso (Feesp-MT).
O Conselho de Representantes funciona como um termômetro das lutas a serem travadas pelo Sindicato, com base nas pautas debatidas pela categoria em suas regiões. Nesse contexto, a Análise de Conjuntura antecipa cenários políticos e econômicos, apresentando perspectivas para os desafios da educação pública.
A análise dos contextos nacional e internacional será conduzida por Heleno Araújo, que participará virtualmente. Ele está envolvido em ações no Legislativo Federal relacionadas à implementação do novo Plano Nacional de Educação (PNE), que definirá as metas da educação brasileira para os próximos dez anos. O documento é resultado de um amplo debate com bases sindicais, movimentos sociais e especialistas, e atualmente tramita no Congresso Nacional. Seu objetivo é fortalecer as políticas públicas educacionais e assegurar financiamento adequado para o setor.
.jpg)
Essas discussões ocorrem em um cenário político e econômico marcado por disputas de interesses, inclusive internacionais, impulsionadas por empresas privadas que buscam se apropriar dos recursos da educação pública nas esferas federal, estadual e municipal.
Carmen Silvia Campos Machado abordará os enfrentamentos dos servidores públicos de Mato Grosso diante da truculência do governo Mauro Mendes no tratamento das demandas do funcionalismo estadual. Ela também destacará as pautas coletivas da rede estadual e das redes municipais, evidenciando os desafios enfrentados pela classe trabalhadora e a luta por valorização e direitos.

As atividades do Conselho de Representantes se estendem até domingo (25), com debates promovidos pelos coletivos sindicais e pelas pautas apresentadas pela categoria da rede estadual e das redes municipais, nas assembleias das subsedes. Os temas discutidos irão nortear os próximos enfrentamentos e a agenda de lutas do Sintep-MT. A programação também destaca o processo eleitoral do Sindicato, cujas eleições estão marcadas para o dia 17 de junho.