Sintep-MT realiza quatro dias de debates sobre Educação Pública

Às vésperas das eleições gerais, em outubro, os trabalhadores da educação promovem o debate sobre a plataforma educacional para o ensino público no estado e no país.

Publicado: 06/09/2022 18:59 | Última modificação: 06/09/2022 18:59

Sintep-MT/Jadson Barbosa

Começa nesta quarta-feira (07/09), a partir das 15 horas, no Hotel Fazenda Mato Grosso (Homat), em Cuiabá, o XVIII Congresso Estadual do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), com o tema “Democracia, Educação e Trabalho: “Esperançar por um novo projeto de nação”. A atividade acontecerá até o dia 10 de setembro, no formato híbrido, com parte dos delegados de forma virtual e outros presencialmente. São esperados cerca de 750 participantes.

O Congresso Estadual do Sintep-MT integra a agenda estatutária sindical, e ocorre a cada três anos. A plenária tem como objetivo debater o próprio estatuto da entidade, fazer o balanço sindical e ainda, avaliar os desafios educacionais para avançar na Educação Pública, gratuita e de qualidade socialmente referenciada para todos e todas. O Congresso finaliza com a deliberação do Plano de Luta para o próximo período (2022 a 2025).

Para a coordenadora do XVIII Congresso Estadual do Sintep-MT e secretária de Políticas Educacionais do Sintep-MT, Guelda Andrade, o grande diferencial deste Congresso é cenário político e econômico que o estado e o país atravessam. “As eleições gerais de 2022 ocorrem num momento delicado do país em que temos um presidente sem a menor sensibilidade, o menor olhar humano para o povo”, destaca.

Sintep-MT
Coordenadora do XVIII Congresso Estadual do Sintep-MT, Guelda Andrade

Foco

Segundo Guelda, as provas da ausência de humanidade da gestão foram vivenciadas durante a pandemia, contribuindo para o grande número de mortes; os cortes nos recursos da Educação Pública, a redução do repasse da merenda escolar, que está sem reajuste. “Não há um olhar para a educação brasileira como uma mola propulsora para o desenvolvimento do país.  Para se atingir uma Nação soberana é preciso um investimento sólido para o país. A falta desse olhar traz para todos nós um prejuízo muito grande”, afirma a dirigente.

No Congresso, os dirigentes abordarão os retrocessos que impactam não só na vida profissional, mas principalmente no direito à educação dos estudantes da rede pública de ensino. Estão colocados nos debates temas como: Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Financiamento da Educação; Fundeb (Fundo Nacional de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação); Políticas Educacionais; Acesso, permanência e qualidade da educação; valorização profissional; entre outros.

Plenária estadual deliberará o Plano de Luta para o próximo período

As abordagens serão feitas sob o olhar de analistas educacionais convidados que atuam dentro e fora do estado de Mato Grosso (confira a programação). Estarão no centro das discussões políticas como: militarização da educação, educação domiciliar, a educação e o mundo do trabalho, assim como o ensino integral customizado pelas práticas neoliberais, traduzido em empreendedorismo curricular, são assuntos polêmicos que ganharão a ótica do direito e qualidade da educação.

Compromisso

No dia 09 de setembro, às 17h30, a programação do XVIII Congresso Estadual do Sintep-MT reserva um espaço para a assinatura da Carta Compromisso com a Educação Pública. O documento será apresentado aos candidatos ao governo do estado de Mato Grosso e aos candidatos aos cargos federais, para que se comprometam em efetivar as políticas educacionais propostas pelos educadores, nos mandatos estadual e no Congresso Nacional.

Confira a  Programação