Sintep-MT realiza primeiro Conselho de Representantes após as eleições gerais no Brasil


Debate coletivo delibera sobre pautas de enfrentamento da categoria na rede estadual e redes municipais

Publicado: 21/11/2022 11:25 | Última modificação: 21/11/2022 11:25

Escrito por: Roseli Riechelmann

Sintep-MT

O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) realiza nos dias 26 e 27 de novembro, no formato híbrido (virtual e presencial), a 5ª edição do Conselho de Representantes do Sintep-MT, em 2022. A atividade reunirá dirigentes das e conselheiros eleitos nas etapas municipais, os quais debaterão os desafios da carreira e as defesas da categoria nas redes municipais e rede estadual. 

Passado o período eleitoral, de outubro de 2022, a reeleição do governo Mauro Mendes exige avaliação do cenário das lutas da categoria da rede estadual e novas estratégias para intensificar as defesas.

O debate do Conselho de Representantes norteará os trabalhadores da educação sobre ações para a retomada da recomposição do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN), recuperação dos percentuais da Revisão Geral Anual, negado desde o primeiro ano de gestão. E ainda, uma política salarial que recomponha a dobra do poder de compra, suspensa com o cancelamento da Lei 510/2013. 

“As reivindicações salariais da rede estadual, assim como as demais pautas apresentadas pelo Sintep-MT, entre elas a necessidade de Concurso Público para todos os cargos da carreira, exigem agenda com o governo para o debate presencial”, destaca o presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira. O dirigente reafirma a cobrança de agenda de audiência com o governo.

O Conselho de Representantes tratará também dos impasses dos trabalhadores da educação nas redes municipais. Do desafio de implementar o PSPN, passando pela implementação de Plano de Cargos, Carreiras e Salários unificados, até resoluções para impasse criados pelo estado, como o decreto de redimensionamento da política de Mauro Mendes, que tem resultado em impactos na organização das redes municipais e na redução da oferta de educação infantil. 

Durante esse encontro os dirigentes definem ainda a agenda de atos e manifestos nacionais e estadual. O Conselho ocorrerá durante dois dias, sábado (26) e domingo (27), na sede central do Sintep-MT, com parte dos participantes deliberando de forma virtual.