Sintep-MT realiza palestra sobre saúde e longevidade no Dia Nacional dos Aposentados
Palestra destacou envelhecimento ativo, autonomia e garantia de direitos como caminhos para uma longevidade com qualidade após a aposentadoria.
Publicado: 24/01/2026 16:46 | Última modificação: 24/01/2026 16:46
Escrito por: Roseli Riechelmann
O Sintep-MT trouxe para o debate no IX Encontro de Aposentados, nesse 24 de janeiro, Dia Nacional dos Aposentados a palestra “Saúde e Bem-Estar: Cuidados Essenciais para a Longevidade”, ministrada por Walkíria Alves, integrante da Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAZ – Pará). No evento ela dialogou sobre o envelhecimento ativo e saudável e a garantia de direitos da pessoa idosa.
.jpeg)
Segundo Walkíria, nunca se viveu tanto no país, mas isso não significa viver com qualidade. “Nossa abordagem é sobre estratégias para um envelhecimento ativo, com autonomia, independência e participação social”, afirmou.
Atualmente, o Brasil tem cerca de 35 milhões de pessoas idosas, muitas em situação de vulnerabilidade social. A palestrante destacou a educação, inclusive a alfabetização digital, como fundamental para melhorar a qualidade de vida e reduzir riscos à saúde, como os tipos e demência.
.jpeg)
A palestra também ressaltou a necessidade de protagonismo da pessoa idosa, com conhecimento de direitos, como o Estatuto da Pessoa Idosa e a importância de manter uma rotina saudável após a aposentadoria, com atividade física, convivência social e participação em ações voluntárias. Conforme ela, cuidar dos netos é importante, mas não pode ser obrigação.
.jpeg)
O objetivo desse envelhecimento ativo e saudável é, segundo Walkíria, fortalecer a autonomia e garantir uma vida longa, com qualidade e respeito aos direitos.
* atualizada 21h40




