Sintep-MT realiza oficina em Peixoto de Azevedo para debater financiamento da Educação Pública


A Oficina foi conduzida pelo secretário de Redes Municipais do Sintep-MT, professor Henrique Lopes.

Publicado: 04/04/2023 19:06 | Última modificação: 04/04/2023 19:06

Escrito por: Assessoria/Sintep-MT.

Sintep-MT/subsede Peixoto de Azevedo

Educadores de cerca de dez municípios do Norte do estado participaram na última semana, de um Seminário formativo que tratou de um tema de extrema relevância para a qualidade do ensino público no país: o financiamento da educação.

Na oficina, conduzida pelo secretário de Redes Municipais do Sintep-MT, professor Henrique Lopes, foram apresentadas aos trabalhadores, informações importantes sobre como se dá o processo de financiamento público e esclarecimentos sobre verbas destinadas exclusivamente à educação.

“Foi uma formação que, com certeza, todos os participantes que integram a Regional Nortão I, tiraram muito proveito. Foi muito esclarecedor e dessa forma, cada um se torna um multiplicador dessas informações. Ter acesso a esse conhecimento e compreender todo esse processo, que muitas vezes parece complexo e envolve muitos dados e legislações, é fundamental para que possamos reivindicar essas verbas e cobrar o poder público e os gestores sobre a melhor forma de aplicar esses recursos”, disse Fernando Assis, diretor regional do Sintep-MT.

Durante a palestra, o secretário de redes municipais do Sintep-MT, Henrique Lopes, também trouxe à luz questões envolvendo a qualidade do ensino público e a necessidade de que os gestores e a própria categoria estejam atentos sobre os recursos destinados à Educação. “É muito importante esse esclarecimento sobre o Fundeb, sendo que o valor por aluno ano em Mato Grosso deve ser maior do que valor aluno ano nacional, justamente por conta da arrecadação expressiva e dos recursos disponíveis. Agora, precisamos destacar também que, quando o assunto é financiamento da educação, não podemos limitar o debate somente ao Fundeb e sim, buscar outras fontes de receitas”, disse o sindicalista.

Ele ressaltou ainda a importância do debate acerca dessa pauta. “Nós, enquanto educadores, temos que acompanhar de perto tudo o que diz respeito às legislações vigentes que tratam do financiamento da educação pública, até para que possamos fazer nossas lutas para um ensino de qualidade e para a valorização de todo o conjunto de trabalhadores da educação”, disse.