Sintep-MT realiza oficina de financiamento com profissionais da educação de 19 municípios

O trabalho reunirá representantes de dois polos regionais sindicais, do Sul I e Sul II

Publicado: 07/06/2023 19:10 | Última modificação: 07/06/2023 19:10

Escrito por: Roseli Riechelmann/Sintep-MT

A secretaria de Redes Municipais do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) realiza no próximo sábado (10/06), oficina sobre Financiamento da Educação. A atividade que ocorrerá no município de Campo Verde (130 km de Cuiabá) reunirá profissionais de duas regionais: Sul I e Sul II, representando um total de 19 municípios.

Henrique Lopes, secretário de Redes municipais do Sintep-MT

Conforme o secretário da pasta, professor Henrique Lopes, a discussão sobre o financiamento da educação é fundamental quando se quer fazer o diálogo com os gestores para valorização salarial e melhoria na qualidade da oferta da educação pública. “Na oficina os trabalhadores da educação conhecem mais sobre os recursos públicos da educação e onde estão sendo aplicados, com base no orçamento municipal”, afirmou.

A oficina é uma modalidade teórica e prática, desenvolvida pela direção do Sintep-MT. Por meio de orientações práticas e estudo da folha de pagamentos das prefeituras, os participantes passam a compreender a movimentação dos recursos da educação no município, estudam folha de pagamento e ainda, se atualizam sobre as novas políticas do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação).

O principal objetivo da oficina de financiamento da educação é oferecer meios para que os trabalhadores da educação possam conseguir implementar na rede municipal a valorização conforme preconiza a Lei do Piso Salarial Profissional Nacional (PSNJP), Lei 11.738/2008. Grande parte dos municípios de Mato Grosso deixou de cumprir a correção salarial, após o período pandêmico. A onda negacionista à valorização profissional, foi defendida por muitos gestores municipais, com base em argumentações que, na maior parte das vezes, estavam fundamentadas em análise equivocadas do orçamento municipal para a Educação.

“Nosso objetivo é fazer com que os dirigentes das subsedes e todos que se interessarem em participar das oficinas saiam embasados e prontos para a dialogar com as prefeituras diante de dados que estão disponíveis nos portais e sites dos órgãos”, destacou o diretor da regional Sul I do Sintep-MT, Serra da Pretovina, Bartolomeu Basili Belmonte.

Também estarão presentes os dirigentes da regional Sul II, Vale do São Lourenço, Doralice Vieira de Castro. Ambos com representantes das subsedes dos 19 municípios que compõem as duas regionais (Sul I - Alto Araguaia, Alto Garças, Alto Taquari. Guiratinga, Itiquira, Pedra Preta, Rondonópolis, São José do Povo, Tesouro. Sul II - Campo Verde, Dom Aquino, Jaciara, Juscimeira, Nova Brasilândia, Paranatinga, Planalto da Serra. Poxoréu, Primavera do Leste, São Pedro da Cipa).

Sintep-MT