Sintep-MT realiza o primeiro Conselho de Representantes após posse da nova direção sindical


Debates atualizam os enfrentamentos da categoria e tratam da construção do XIX Congresso Estadual da entidade.

Publicado: 20/08/2025 17:37 | Última modificação: 20/08/2025 17:37

Escrito por: Roseli Riechelmann

Reprodução

Nos próximos dias 23 e 24 de agosto - sábado e domingo - o Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) realiza o primeiro Conselho de Representantes da nova gestão (2025-2028).

A atividade ocorre na sede do Sintep-MT, em Cuiabá, e contará com a participação dos novos dirigentes das subsedes e diretores regionais, bem como dos representantes eleitos nas assembleias e conselhos locais.

Na abertura, no sábado pela manhã, a análise de conjuntura será apresentada em dois momentos. O primeiro faz um retrato das condições políticas, econômicas e sociais na movimentação dos países e seus impactos no Brasil.

Palestrante convidado, Ariovaldo de Camargo, da CUT.

No segundo momento, o presidente do Sintep-MT, professor Henrique Lopes, faz a análise dos reflexos no estado, nos municípios e na vida dos trabalhadores da educação. O tema será abordado pelo palestrante convidado, Ariovaldo de Camargo, secretário de Administração e Finanças da CUT Nacional.

Presidente do Sintep-MT, professor Henrique Lopes, realizará a análise de conjuntura neste Conselho.

Os debates iniciais contribuem para a construção dos encaminhamentos dos trabalhos em grupo, que fazem uma radiografia dos enfrentamentos e desafios dos profissionais da educação na rede estadual e nas redes municipais de Mato Grosso.

As pautas da luta da categoria, já deliberadas no início de 2025, são avaliadas e realinhadas, se necessário, para o avanço da agenda.

Neste momento, os novos dirigentes trazem uma análise da situação encontrada nas respectivas subsedes sindicais e estruturam o plano de trabalho.

Dentro da programação, ainda serão debatidos informes financeiros, relatos e orientações das Centrais Sindicais e o calendário de mobilização. Também integrarão os debates e deliberações as ações de organização para o XIX Congresso Estadual do Sintep-MT — atividade bienal que inclui, entre outras demandas, a reformulação e aprovação do Estatuto da Entidade.