Sintep-MT realiza neste final de semana o último Conselho de Representantes de 2022

Reunião com dirigentes e conselheiros terá como foco o esperançar nos projetos de educação para o país e os desafios para o próximo ano, no estado e municípios

Publicado: 25/11/2022 17:46 | Última modificação: 25/11/2022 17:46

Sintep-MT
Conselho de Representantes realizado em agosto de 2022

Acontece neste sábado (26) e domingo (27/11), a partir das 8h30, a última reunião ordinária do Conselho de Representantes do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), em 2022. A atividade se dará de forma híbrida, com participações de dirigentes e conselheiros de forma virtual e presencial, na sede do Sintep-MT, em Cuiabá.

A atividade regimental atende as necessidades de construção e debate das pautas da categoria, tratando de estratégias para o enfrentamento aos desafios dos trabalhadores da educação na rede pública estadual e redes municipais. Na abertura, a análise de conjuntura trará aos participantes a descrição do cenário político e econômico internacional e os impactos sobre as políticas nacional, estadual e municipais, na vida dos trabalhadores da educação.

As perspectivas para a classe trabalhadores em 2023 ganham esperança após a vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, à presidência da República. O perfil progressista da gestão Lula, confirmada em governos anteriores, gera expectativa nos profissionais da educação para a retomada da valorização profissional e implementação de políticas efetivas que busquem a qualidade da educação para todos e todas.

Sintep-MT
As pauta são debatidas e passam por validação antes de serem deliberadas, com aprovação de maioria dos participantes

Na abertura dos trabalhos, o professor Heleno Araújo, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e integrante do grupo da Educação, na equipe de transição do governo Lula, dará sua avaliação sobre a conjuntura.

Na rede estadual estará em debate os desafios apresentados pelo governo reeleito Mauro Mendes, para a educação. O olhar privatista da atual gestão tem desestruturado a carreira, a valorização dos profissionais e o direito dos estudantes. O debate da categoria priorizará ações de enfrentamento às medidas como: redimensionamento de escolas; Gestão Democrática (eleições de diretores); jornada única; Piso Salarial Profissional; Concurso Público, entre outras.

As medidas da rede estadual estão promovendo impactos significativos também nas redes municipais que trazem para o debate cobranças sobre descumprimento do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN), Planos de Cargos, Carreira e Salários (PCCS), atendimento das políticas da educação infantil, infraestrutura, prejudicadas com a ampliação de matrículas nas redes municipais, após o decreto nº 723/2020 do governo estadual, que transfere estudantes dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental para escolas das prefeituras.

A atividade ocorrerá durante dois dias, sendo concluída no domingo com as resoluções apontadas pelas 15 regionais do Sintep-MT.