Sintep-MT realiza mobilização estadual por direitos e respeito às pautas dos educadores

Profissionais da educação da rede estadual retomam agenda para apoios de autoridades e políticos às reivindicações da categoria

Publicado: 10/06/2024 12:25 | Última modificação: 10/06/2024 12:25

Sintep-MT/Edevaldo José
Ações nos espaços de poder cobram diálogo às reivindicações da categoria

O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) retoma no mês de junho o calendário de atividades e mobilizações aprovado pela Assembleia Geral a partir das resoluções encaminhadas pelo Conselho de Representantes, o qual contou com 80 municípios presentes. O objetivo da agenda é consolidar as pautas prioritárias dos educadores da rede estadual: Fim do Confisco da Aposentadorias; valorização salarial com ganho real; e, Concurso Público para todos os cargos da carreira.

Nos dias 11 e 12 de junho, uma comissão formada por dirigentes e militantes do Sintep-MT, de várias regiões do estado, estará mobilizada em visitas a espaços institucionais do executivo e legislativo estadual, na busca pela interlocução com gestores e parlamentares sobre esses direitos que estão sendo negligenciados no governo Mauro Mendes. A mobilização se estenderá, com novo grupo, nos dias 25 e 26 do mês.

O sindicato tem feito denúncias recorrentes, sobre as políticas educacionais que não garantem qualidade social na educação e na aprendizagem dos estudantes, tampouco condições do exercício digno da profissão dos educadores. As medidas têm gerado ampliação das jornadas de trabalho, sobrecarga, defasagem na formação, e violência nas salas de aulas, sem contar a desvalorização do cargo e da profissão na educação.

O alerta feito pelo Sintep-MT destaca que a omissão do governo Mauro Mendes em negociar com o Sindicato as pautas da Educação, a médio e longo prazo, compromete o direito das crianças e jovens, em especial das famílias mais pobres, à educação pública e gratuita de qualidade.

Ações

Desde a segunda quinzena de maio, os profissionais da educação ligados ao Sintep-MT, articulam com os deputados estaduais apoio às defesas das reivindicações, além de solicitar a realização de uma audiência pública externa da Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

A proposta, oficializada em documento entregue pela comissão nos gabinetes, solicita a realização da audiência pública, durante o Acampamento da Educação, “Dignidade para quem educa e constrói a riqueza de Mato Grosso" marcado para os dias 15 a 19 de julho de 2024. “Nosso objetivo é evidenciar o descaso do governo com a educação e o empobrecimento da categoria”, destaca Valdeir Pereira.