Sintep-MT realiza encontro com representantes de unidades escolares da região Norte de MT


Cerca de 200 participantes dos mais de 30 municípios que compõem as regionais Nortões I, II e III do Sintep-MT são esperados para a atividade.

Publicado: 03/07/2024 16:45 | Última modificação: 03/07/2024 16:45

Escrito por: Roseli Riechelmann

Charge Latuff

O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) alinhará suas defesas sindicais com os representantes das unidades escolares de sua base nas escolas públicas de Mato Grosso, a partir de encontros por macrorregião, começando no dia 6 de julho. A primeira atividade será realizada com as regionais do Norte do estado, chamadas de Nortões I, II e  III, e reunirá cerca de 200 pessoas representando 30 subsedes. O evento acontecerá na Chácara dos Médicos, em Sinop. 

“É na representação escolar que o trabalho sindical se inicia”. A frase do secretário de Finanças do Sintep-MT (Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso), ex-representante de unidade escolar (RUE), Orlando Francisco, destaca a relevância da intermediação dos profissionais das escolas públicas com a base sindical. 

“Uma representação crucial para garantir que a voz de todos os trabalhadores da educação seja ouvida e considerada nas ações e reivindicações da entidade sindical”, destaca o presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira.

No encontro em Sinop, os dirigentes regionais apresentam como pautas, o debate sobre Fundeb, a Campanha Salarial da rede estadual, o fim do confisco das aposentadorias e a importância da organização sindical no ambiente de trabalho. Além disso, serão definidos encaminhamentos para o acampamento de 15 a 19 de julho, em Cuiabá, e para a paralisação da rede estadual no dia 12 de agosto.

Segundo os dirigentes, o Encontro de Representantes de Unidades Escolares da rede estadual proporcionará a oportunidade para que os participantes façam denúncias, para que o Sintep-MT busque mecanismos de resolução dos problemas. Um exemplo citado, é o questionamento pelos trabalhadores da educação da aprovação compulsória de estudantes na rede estadual, que nem sequer frequentaram o ano letivo em 2023.

“O debate é de extrema relevância frente à perda salarial e ao empobrecimento dos profissionais,” conclui o diretor regional Nortão III – Vale do Teles Pires, professor Kleber Solera, e anfitrião do Encontro em Sinop uma das quatro regiões que compõem a macrorregião Norte do Sintep-MT.