Sintep-MT prepara VII Encontro Estadual de Funcionárias/os da Educação de MT

Escrito por: Wagner Zanan

Sintep-MT/Edevaldo José
Caderno de textos do VII Encontro Estadual de Funcionários da Educação

Durante três dias - 5,6 e 7 de abril – acontecerá no Hotel Fazenda Mato Grosso o VII Encontro de Funcionárias e Funcionários da Educação do Sintep-MT. Ocasião em que trabalhadores que atuam nas escolas, como técnico administrativo escolar e apoio administrativo escolar nas redes municipais e rede estadual de educação, constroem as políticas educacionais que querem ver implementadas pelos governos, para o segmento.

Entre os dias 28 de fevereiro a 28 de março acontecem os debates da etapa municipal. As 140 subsedes do Sintep-MT nos municípios do estado organizam as agendas para a atividade. Nessa etapa todos os funcionários da escola poderão participar e contribuir na construção das propostas, a partir das realidades vivenciadas nas escolas públicas.

Sintep-MT/Francisco Alves
Secretária Adjunta de Funcionárias/os do Sintep-MT, Maria Aparecida Cortez

“O Sintep-MT reconhece a importância destes trabalhadores/as unidos/as, unificados na base do sindicato, na carreira, para que possam fazer o enfrentamento contra os desmontes que vêm ocorrendo e a desvalorização desse segmento. Reiteramos o compromisso na defesa intransigente da unicidade e do fortalecimento de todos os trabalhadores e trabalhadoras da educação”, afirmou a secretária adjunta de Funcionárias e Funcionários da Educação, do Sintep-MT, Maria Aparecida Cortez.

Com base no caderno de textos, elaborado para os debates, os participantes farão os estudos em GTs – Grupos de Trabalho. O objetivo é realizar discussões e elaborar encaminhamentos e proposições para o Encontro Estadual. Durante as etapas municipais serão eleitas/os as/os delegadas/os que participarão do VII Encontro Estadual de Funcionárias e Funcionários do Sintep-MT.

Sintep-MT/Francisco Alves
Secretário de Funcionárias/Funcionários do SIntep-MT, Klebis Marciano

“O material de apoio do VII Encontro traz diferentes temas para estudos e debates”, destaca o secretário da pasta, Klebis Marciano, que orienta aos dirigentes o envolvimento ativo dos partipantes. O cadernos começa pelo resgate histórico do Movimento Sindical dos Trabalhadores da Educação no Brasil. Aborda também a Unificação Sindical da categoria da educação; os desafios que estão postos na Conjuntura Atual; a Importância das/os funcionárias/os para a Construção de um Ambiente Educativo-Inclusivo; Direitos e Perspectivas; desafios na busca pelo Piso Salarial Nacional Profissional; e a Luta Histórica dos Profissionais da Educação em Mato Grosso.

Para a funcionária de escola e presidente da subsede do Sintep/Poxoréu, Virlaine Sales Sousa, “Os funcionários de escola são peças fundamentais no contexto escolar, mas são profissionais que ainda enfrentam desafios para que o seu papel seja efetivamente valorizado e reconhecido em nossa cultura e sociedade. Ao longo do processo do encontro poderemos debater vários temas, trocar experiências e fortalecer a nossa luta”, finalizou Virlaine.

Para os dirigentes, é fundamental a participação de todas as funcionárias e funcionários da educação, que desempenham funções em diversas áreas, tais como secretaria, salas de multimeios didáticos, desenvolvimento infantil, serviços de merenda, limpeza, vigilância, transporte escolar e demais setores de apoio educacional, nos debates e contribuições para o desenvolvimento da carreira.

Confira aqui os materiais do VII Encontro Estadual de Funcionárias/os do Sintep-MT