Sintep-MT prepara novos projetos para dialogar com a categoria


Os materiais foram apresentados para dirigentes das subsedes e colocados para validação e contribuições

Publicado: 25/10/2025 21:08 | Última modificação: 25/10/2025 21:08

Escrito por: Roseli Riechelmann

Sintep-MT/ Francisco Alves
Mesa debate projetos de formação com a defesa de educar e formar.

O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) prepara o lançamento de um novo projeto de Formação Sindical, apresentado para validação e contribuições durante o 9º Encontro de Dirigentes das Subsedes do Sintep-MT, realizado no sábado (25).

De acordo com o secretário de Formação do Sintep-MT, João Eudes da Anunciação, o Sindicato tem histórico de referência nacional em formação sindical. Ele lembra que boa parte do material utilizado em programas nacionais, a exemplo da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), foi desenvolvida pelo próprio Sintep-MT.

Sintep-MT/Francisco Alves
Secretário de Formação Sindical do Sintep-MT, João Eudes

“Apesar da construção desse catálogo de formação, o cenário atual é outro e exige novas propostas de mobilização e formação sindical”, afirmou.
O secretário adjunto de Formação, Gibran Freitas, apresentou a nova formatação do programa, que será desenvolvido em três eixos centrais: comunicação, formação e organização sindical.

“É um programa institucional que pretendemos desenvolver em parceria com universidades públicas, a Escola de Formação da CUT e o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos). A proposta é, inclusive, oferecer certificação aos participantes”, explicou.

Com foco na formação contínua e contextualizada, os projetos abordarão temas relacionados com a saúde física e mental dos trabalhadores, o ambiente escolar, o protagonismo juvenil, inclusão e a diversidade cultural, religiosa, sexual e de gênero.

Sintep-MT/Francisco Alves
Guelda Andrade esclarece que o objetivo é desenvolver projetos que contemplem tanto as demandas pedagógicas quanto as necessidades emocionais dos educadores.

“O objetivo é promover uma formação que contemple tanto as demandas pedagógicas quanto as necessidades emocionais dos educadores”, destacou a secretária de Políticas Educacionais do Sintep-MT, Guelda Andrade.

Segundo Guelda, à medida que os projetos forem desenvolvidos nas subsedes e articulados com as escolas, o sindicato ofertará formações específicas de acordo com as demandas identificadas.

“É uma proposta inovadora, algo que não existia antes. Queremos resgatar no educador o interesse pelo conhecimento e pelo aprimoramento profissional. O que se tem hoje acaba adoecendo e desmotivando os profissionais da educação”, pontuou.

Sintep-MT/Francisco Alves
Os projetos foram apresentados aos dirigentes, que agora farão a validação das propostas.

O Sintep-MT também prepara um projeto voltado para a saúde física e emocional dos trabalhadores da educação, com foco na prevenção da estafa mental e da síndrome de burnout.

“Esses problemas têm levado muitos profissionais a se afastarem do ambiente escolar e a entrarem em um processo mecânico de repetição. É preciso refletir sobre os limites humanos e reconstruir um olhar mais sensível para o trabalho na educação”, concluiu Guelda Andrade.