Sintep-MT participou de reunião na ALMT junto da Fessp/MT nesta terça (11)


A ocasião marca mais um avanço da Fessp/MT e sindicatos na luta por pautas em comum

Publicado: 11/03/2025 18:56 | Última modificação: 11/03/2025 18:56

Escrito por: Lina Obaid

Sintep-MT

O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) marcou presença na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) nesta manhã, 11/03, junto da Federação Sindical dos Servidores Públicos do Estado De Mato Grosso (Fessp/MT), no gabinete da Presidente da Comissão da Responsável pela discussão da PEC 01/2025, deputada Janaína Riva (MDB), juntamente do deputado Dr. João (MDB), na reunião da mesa técnica, que foi constituída no último encontro na Casa de Leis, entre as entidades sindicais e os parlamentares.

O principal objetivo deste encontro foi tratar dos próximos passos a serem trabalhados pelo grupo de trabalho, seus objetivos e prazos, além da forma como as pautas de interesse em comum serão trabalhadas pelas entidades sindicais e parlamento estadual.

Temas como a definição do critério para o índice da RGA e a data base para Recomposição das perdas inflacionárias (Revisão  Geral Anual - RGA).

Sintep-MT/Lina Obaid
Sintep-MT faz o debate sobre as perdas da RGA e ressalta que a luta da categoria da educação integra outras demandas 

Além do levantamento das perdas salariais em outros anos já acumulam um percentual de mais de 20% estão como prioridade entre os membros da mesa técnica, principalmente após o secretário da Fazenda de Mato Grosso, Rogério Gallo, ter considerado como “resolvida a questão da revisão geral anual (RGA) dos servidores”, descartando o direito à recomposição de perdas inflacionárias acumuladas nos últimos anos.

O presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira, defende que “além dos passivos, os quais o Governo do Estado de Mato Grosso, está dando o calote no servidor, ao não reconhecer sua dívida, também existem outras pautas represadas que impactam imensamente a todos os servidores públicos, como o confisco das aposentadorias e pensões, um ponto para o qual devemos voltar nossa atenção”, destacou.

Sintep-MT/Lina Obaid
Presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira, junto com membros da Federação Sindical dos Servidores Públicos do Estado De Mato Grosso

Ao final da reunião da mesa técnica, foram estabelecidos os seguintes encaminhamentos: a indicação dos representantes do sindicatos estaduais, que irão compor o grupo de estudos técnicos; um prazo de 60 dias para realização de um estudo unificado, a fim de definir valor real das perdas salariais, que atenda a todas as categorias em todo o estado; e a partir dele já determinado, a definição da data base para o pagamento da RGA.