Sintep-MT participa de reunião com equipe de transição do governo federal

A reunião com a deputada federal Rosa Neide (PT), que integra a equipe de transição do governo Lula, reuniu diversos representantes de segmentos ligados à educação pública em Mato Grosso.

Publicado: 21/11/2022 11:08 | Última modificação: 21/11/2022 11:08

Escrito por: Assessoria/Sintep-MT.

Sintep-MT

O Sintep Mato Grosso, representado pelo presidente, Valdeir Pereira, e pelos diretores Maria Luiza Zaniratto e Henrique Lopes, participou junto com outros segmentos ligados à educação pública em Mato Grosso, de uma reunião convocada pela Deputada Federal Professora Rosa Neide (PT-MT), e que integra a equipe de transição do governo federal.

O objetivo da reunião ocorrida no sábado (19), no escritório da deputada, foi ouvir as principais demandas da educação pública em Mato Grosso para servir de encaminhamento no direcionamento de futuras políticas públicas para o próximo governo.

“Estou na equipe de transição do governo federal buscando ouvir todas as lideranças do segmento educacional para que a gente possa levar, de fato, qual a realidade que nós temos no Ensino Público hoje. Aqui no estado de Mato Grosso, não poderíamos deixar de ouvir o Sintep e todas essas outras entidades que conhecem de perto as dores e os desafios enfrentados pela educação pública e seu conjunto de trabalhadores. Nós sabemos que há muito o que ser feito e nós queremos uma educação inclusiva, de qualidade, para todos e todas e é isso que o governo Lula vai buscar”, disse a deputada Rosa Neide.

O presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira, aproveitou a oportunidade para pontuar questões importantes a serem debatidas no âmbito do governo federal, dentre elas, a política de prefeiturização de matrículas, provocando o sucateamento das redes municipais; a educação no campo e o fechamento de escolas; educação indígena e a questão da formação profissional e valorização dos trabalhadores, colocando a concepção da categoria incluindo técnicos e apoios com a regulamentação do Art. 206 da Constituição Federal. “A importância das entidades serem ouvidas se consolida para o que o governo que tomara posse em primeiro de janeiro de 2023, caminhe na perspectiva do fortalecimento da escola pública e da valorização da educação, e que os resultados disso cheguem efetivamente aos nossos estudantes e à classe trabalhadora”, disse Valdeir.

Sintep-MT
Sintep-MT e outras representações da Educação Pública em MT participaram da reunião com a professora Rosa Neide, da equipe de transição do governo Lula.

A reunião foi a primeira nesse sentido e, segundo a deputada Rosa Neide, outros encontros, segmentando ainda mais as diversas frentes que representam a educação pública em Mato Grosso, entre trabalhadores e estudantes, ensino básico e superior, ainda acontecerão afim de estreitar o direcionamento das principais demandas da Educação Pública no Estado. “Nós queremos e vamos ouvir a base, porque são essas pessoas que podem contribuir de maneira mais efetiva e apontando os reais desafios que precisamos lidar no próximo governo”, finalizou a professora Rosa.