Sintep-MT participa de evento da Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher


Feminicídios no estado reforçam a necessidade de combater fortemente este tipo de violência em MT

Publicado: 27/11/2023 16:46 | Última modificação: 27/11/2023 16:46

Escrito por: Wagner Zanan

Reprodução
Representantes do Sintep-MT no 1º Encontro de Redes de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, do TJMT

Dados da Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT) apontam que neste ano 33 mulheres perderam suas vidas, vítimas do feminicídio. Ainda segundo a Sesp-MT, mais de 7.000 medidas protetivas já foram concedidas para salvar vidas femininas.

O enfrentamento a violência de gênero, sobretudo contra as mulheres, é fundamental num estado onde o pensamento patriarcal ainda impera. Diante disso, o coletivo de mulheres do Sintep-MT que faz o enfrentamento à violência contra as mulheres participa do 1º Encontro da Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher do Estado de Mato Grosso. O evento encabeçado pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso engloba diversas organizações, instituições e entidades nesta luta.

Representantes do Sintep-MT entre as quais a dirigente estadual e presidente da subsede do Sintep-MT em Ribeirão Cascalheira, Ana Lúcia Antônia da Silva, a secretária de Política Sociais e presidente do conselho municipal do Direito da Mulher em São José do Rio Claro, Lucinéia Goveia, e ainda, a secretária de Infraestrutura da entidade e membro do coletivo, contribuem no debate coletivo que faz o enfrentamento contra a violência às mulheres. 
 

Reprodução
Dirigentes do Sintep-MT participam do 1º Encontro de Redes de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher


“Nós educadores também temos que ocupar este espaço de enfrentamento à violência contra a mulher, não apenas por uma questão ética, mas porque nós lidamos com os filhos e filhas dessas mulheres, nós lidamos com as crianças e os jovens e esses adolescentes que vêm desse tipo de lar”, salientou a educadora Ana Lúcia Antônia. Para ela, o fim da violência contra a mulher passa efetivamente por uma educação antiviolência e antimisógina.

O Encontro ocorre nestes dias 27 e 28 de novembro no auditório Desembargador Gervásio Leite, na sede do TJMT, no Centro Político Administrativo. Diversas palestras, debates e apresentação de boas práticas no enfrentamento à violência de gênero compõem a programação oficial do evento.

 

Em Tempo

Durante a execução desta matéria, duas novas notícias, uma de feminicídio quádruplo em Sorriso – MT, e em Primavera do Leste, uma briga de vizinhos vitimou mais uma mulher, chocaram a sociedade mato-grossense e engrossam ainda mais os números de feminicídio ocorridos neste ano no estado, somando agora 38 vítimas.