Sintep-MT participa de Conferências que debatem Educação Pública e o PME de Jaciara

Publicado: 12/04/2022 16:40 | Última modificação: 12/04/2022 16:40

Escrito por: Andressa Boa Sorte/Sintep-MT

Sintep/Subsede Jaciara

Durante dois dias (11 e 12 de abril), trabalhadores da Educação do município de Jaciara participaram de eventos importantes para a categoria: a II Conferência de avaliação do Plano Municipal de Educação (PME) e a IV Conferência Nacional de Educação – CONAE/2022.

A presidente da subsede do Sintep em Jaciara, Ester Assalin, destaca que a avaliação do PME terá como Documento Base, o Relatório de Monitoramento e Avaliação de Metas e Estratégias. “Serão encaminhadas ao Legislativo Municipal as alterações legais do PME em consonância com as diretrizes do Plano Nacional, daí a importância de travarmos esses debates”, disse a sindicalista que ressaltou também a necessidade de avaliar os avanços e os desafios para a política pública educacional e ainda conclamar a população para a elaboração e a aprovação do novo PNE (2024- 2034).

Já quanto à IV edição da CONAE/2022- Etapa Municipal, o objetivo foi avaliar a implementação do Plano Nacional de Educação (PNE), com destaque específico ao cumprimento das metas e estratégias estabelecidas, colocando em pauta uma análise global do plano de Educação.

Sintep/Subsede Jaciara

O secretário de Redes Municipais do Sintep-MT, professor Henrique Lopes, ministrou uma palestra aos educadores e destacou pontos importantes do Sistema Nacional de Educação. “Há previsão desde 1988, da necessidade de regulamentar o Plano Nacional de Educação e isso até hoje não foi feito. No Brasil há mais de 5.571 sistemas municipais de ensino, fora o setor privado. Quanto a gente trata dos sistemas públicos de educação, encontramos uma grande disparidade, por isso, é urgente a necessidade de regulamentar um Plano Nacional, até para organizar e aproveitar de maneira mais inteligente os recursos públicos, planejar matriculas e demandas das redes, e organizar a questão do financiamento da educação. Além disso, tratar da pauta da valorização dos trabalhadores”, disse Henrique.

Sintep/Subsede Jaciara
Henrique Lopes, Sec. de Redes Municipais do Sintep-MT durante palestra em Jaciara.

O sindicalista ainda citou a questão burocrática e de vontade política para que esse Sistema Nacional seja regulamentado. “Nós falamos também sobre o Projeto que tramita no Senado e que já foi aprovado na Câmara federal, que regulamenta esse sistema. Esperamos que haja, de fato, o comprometimento dos parlamentares nessa aprovação visando superar diversos gargalos que existem hoje na escola pública”, ressaltou Henrique Lopes.