Sintep-MT participa da Jornada de Luta das Mulheres de Mato Grosso

Várias entidades, organizações, sindicatos e coletivos realizam vasta programação durante todo o Mês de Março em alusão ao Dia Internacional da Mulher

Publicado: 06/03/2024 17:44 | Última modificação: 06/03/2024 17:44

Escrito por: Wagner Zanan/Sintep-MT

REPRODUÇÃO
Arte do material de divulgação da Jornada de Luta das Mulheres de Mato Grosso

O Coletivo de Mulheres representa o Sintep-MT, junto ao grupo soma de mais de 30 entidades, organizações sociais e coletivos na articulação e realização da Jornada de Luta das Mulheres de Mato Grosso neste mês de março, mês em que se comemora o dia Internacional da Mulher, no dia 8, e que ficou definido como o mês de conscientização da sociedade sobre os Direitos das Mulheres. A começar pelo Ato da Jornada de Luta, que tem como mote: Lutaremos por nossos corpos e territórios, nenhuma a menos”, que ocorre no dia 8, às 7 horas no parque das Águas e depois, às 18 horas, na Praça da Farinha, Avenida Fernando Correia da Costa.

“O mês de março é um marco importante no calendário de lutas das mulheres. É também o momento de encontro das diversas organizações de mulheres camponesas e urbanas que se unem em torno de objetivos comuns. Estar juntas na organização na construção de uma agenda coletiva no Março Mulher significa o fortalecimento das nossas lutas”, explica a secretária de Seguridade Social e integrante do Coletivo de Mulheres do Sintep-MT e da Secrataria da Mulher Trabalhadora da CUT, Angelina de Oliveira Costa.

Angelina Oliveira é dirigente sindical, membro do Coletivo de Mulheres do Sintep-MT e da Secretaria da Mulher Trabalhadora da CUT-MT

O objetivo desta Jornada é alcançar a maior visibilidade possível para as questões que atingem as mulheres em todas as partes, da violência doméstica ao mercado de trabalho, a busca por igualdade/equidade de gênero e políticas afirmativas que visem a construção de uma sociedade mais justa para as mulheres. “Para oportunizar e ampliar a participação das Mulheres, os coletivos constroem suas agendas em parcerias, buscando contemplar as pautas. A partir desse exercício é que se materializa uma programação extensiva a todo mês de março”, salienta a dirigente sindical.

Os desafios passam por cada território e espaço de atuação tendo em vista as especificidades de cada organização. “A nossa luta é pela garantia de todos os direitos das mulheres trabalhadoras, pelo acesso a saúde e educação, segurança, por acesso à moradia digna, por uma vida sem violência. Importante salientar que um grande desafio é a conscientização da sociedade de que essa luta não é só das mulheres, essa luta é de todos e todas”, finaliza Angelina.

A participação do Sintep-MT, em parceria com os movimentos sociais e organização de mulheres, está programada para as atividades agendadas, entre as quais, um Sarau também no dia 8 de março e o Encontro de Mulheres que será realizado no dia 16 de março, na sede da CUT-MT.