Sintep-MT participa da entrega da Carteira Nacional Docente em Mato Grosso
Evento com a presença do ministro Camilo Santana integra agenda do MEC com inauguração de um novo IFMT no Estado
Publicado: 30/01/2026 18:16 | Última modificação: 30/01/2026 18:16
Escrito por: Roseli Riechelmann
O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) participa, na próxima quarta-feira (04/02), às 9h30, da entrega, no Estado, da Carteira Nacional Docente do Brasil e do Vale Computador, pelo Ministério da Educação (MEC). A atividade integra a agenda do ministro Camilo Santana em Mato Grosso e ocorre simultaneamente à inauguração do novo prédio do Instituto Federal de Educação de Mato Grosso, em Várzea Grande (IFMT-VG).
Sobre a Carteira Nacional Docente do Brasil, o presidente do Sintep-MT, Henrique Lopes, destaca que a iniciativa representa um marco para a valorização dos professores, que passam a ter a profissão reconhecida. “A Carteira confere aos professores uma identidade para a profissão”, destaca.

O documento pode ser adquirido por todos os professores (das escolas públicas e privadas), bastando solicitá-la por meio do portal https://maisprofessores.mec.gov.br/.
A Carteira tem validade de 10 anos e oferece benefícios aos professores, como descontos em eventos culturais, diárias mais baratas em hotéis, cartões de crédito exclusivos e outras parcerias promovidas pelo Ministério da Educação.
Henrique Lopes ressalta ainda que a presença do ministro em Mato Grosso se dá para uma atividade importante para a população mato-grossense. “Ele virá inaugurar mais um IFMT, o que é uma política acertada do governo federal, que trabalha na perspectiva de abrir, e não de fechar, escolas”, ressalta.
O governo federal amplia, no Estado e no país, a política de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Para além das 19 unidades integradas à Rede Federal já existentes em Mato Grosso, novos campi estão sendo entregues, como o de Várzea Grande. A estimativa do governo é a implantação de mais de 100 campi no país, ofertando mais de 140 mil novas vagas em cursos técnicos integrados ao ensino médio.

“É um momento importante, que abre espaço de trabalho para os profissionais da educação e para que os filhos da classe trabalhadora possam ter acesso aos estudos e à oportunidade de mudar de vida. Sabemos que a educação não resolve todos os problemas da vida, mas é a chave para encontrar oportunidades”, ressalta o dirigente.
A agenda do MEC no Estado inclui a visita às obras de construção do Centro de Vivências da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Após o almoço, a caravana do MEC seguirá para Palmas (TO).




