Sintep-MT participa da entrega da Carteira Nacional Docente em Mato Grosso


Evento com a presença do ministro Camilo Santana integra agenda do MEC com inauguração de um novo IFMT no Estado

Publicado: 30/01/2026 18:16 | Última modificação: 30/01/2026 18:16

Escrito por: Roseli Riechelmann

Reprodução

O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) participa, na próxima quarta-feira (04/02), às 9h30, da entrega, no Estado, da Carteira Nacional Docente do Brasil e do Vale Computador, pelo Ministério da Educação (MEC). A atividade integra a agenda do ministro Camilo Santana em Mato Grosso e ocorre simultaneamente à inauguração do novo prédio do Instituto Federal de Educação de Mato Grosso, em Várzea Grande (IFMT-VG).

Sobre a Carteira Nacional Docente do Brasil, o presidente do Sintep-MT, Henrique Lopes, destaca que a iniciativa representa um marco para a valorização dos professores, que passam a ter a profissão reconhecida. “A Carteira confere aos professores uma identidade para a profissão”, destaca.

Sintep-MT
Presidente do Sintep-MT, Henrique Lopes.

O documento pode ser adquirido por todos os professores (das escolas públicas e privadas), bastando solicitá-la por meio do portal https://maisprofessores.mec.gov.br/.

A Carteira tem validade de 10 anos e oferece benefícios aos professores, como descontos em eventos culturais, diárias mais baratas em hotéis, cartões de crédito exclusivos e outras parcerias promovidas pelo Ministério da Educação.

Henrique Lopes ressalta ainda que a presença do ministro em Mato Grosso se dá para uma atividade importante para a população mato-grossense. “Ele virá inaugurar mais um IFMT, o que é uma política acertada do governo federal, que trabalha na perspectiva de abrir, e não de fechar, escolas”, ressalta.

O governo federal amplia, no Estado e no país, a política de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Para além das 19 unidades integradas à Rede Federal já existentes em Mato Grosso, novos campi estão sendo entregues, como o de Várzea Grande. A estimativa do governo é a implantação de mais de 100 campi no país, ofertando mais de 140 mil novas vagas em cursos técnicos integrados ao ensino médio.

Além da agenda da Carteira Nacional do Docente, o ministro Camilo Santana também participa da entrega de mais um IFMT.

“É um momento importante, que abre espaço de trabalho para os profissionais da educação e para que os filhos da classe trabalhadora possam ter acesso aos estudos e à oportunidade de mudar de vida. Sabemos que a educação não resolve todos os problemas da vida, mas é a chave para encontrar oportunidades”, ressalta o dirigente.

A agenda do MEC no Estado inclui a visita às obras de construção do Centro de Vivências da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Após o almoço, a caravana do MEC seguirá para Palmas (TO).