Sintep-MT participa da caravana estadual para a Marcha da Classe Trabalhadora em Brasília
Nesta quarta-feira (29), acontece a Marcha da Classe Trabalhadora, por direitos dos trabalhadores e trabalhadoras
Publicado: 28/04/2025 11:36 | Última modificação: 28/04/2025 11:36
Escrito por: Roseli Riechelmann

O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) participa da Marcha com três ônibus, levando educadores ativos e aposentados das redes estadual e municipais, além de trabalhadores de outros segmentos convocados pela CUT-MT. A caravana de Mato Grosso partiu rumo à capital federal na manhã de segunda-feira (28), com o objetivo de fortalecer a mobilização nacional por respeito à escola pública e por trabalho digno.
A Marcha integra o calendário nacional das Centrais Sindicais e antecede o Dia do Trabalhador, celebrado em 1º de Maio. A principal meta é apresentar a agenda prioritária da luta da classe trabalhadora. Em 2025, na Educação Pública, a mobilização nacional destaca o tema: “Escola pública não é negócio. É DIREITO!”
Entre as principais pautas da educação estão:
A luta contra a privatização da educação;
O fim do confisco das aposentadorias;
A defesa da gestão democrática nas escolas;
A aprovação do novo Plano Nacional de Educação.
Leia também:Marcha a Brasília leva pauta da CUT e demais centrais pelo fim da escala 6 x 1
Educação é direito, não mercadoria
O tema “Escola pública não é negócio. É DIREITO!” também foi o eixo central da 26ª Semana Nacional de Defesa e Promoção da Escola Pública de 2025, realizada entre os dias 22 e 28 de abril. A programação contou com ações dentro e fora das escolas, com foco em temas como a gestão democrática, a importância das redes e sistemas de ensino, e o diálogo com estudantes sobre Concurso Público para professores e funcionários da educação — contextualizando os desafios atuais e futuros da valorização profissional.
A mobilização da 26ª Semana se encerra com a Marcha da Classe Trabalhadora, neste 29 de abril.