Sintep-MT participa da 4ª Plenária Intecongressual da CNTE neste final de semana, em Brasília

Comissão de 25 delegados de Mato Grosso representará a categoria nos debates nacionais que traçará a luta sindical em defesa da educação pública, gratuita, laica e socialmente referenciada

Publicado: 16/03/2023 18:21 | Última modificação: 16/03/2023 18:21

Escrito por: Roseli Riechelmann/Sintep-MT

Reprodução/Sintep-MT
Delegados/as eleitos/as do Sintep-MT que participarão da 4ª Conferência Intercongressual da CNTE

O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) participa de 17 a 19 de março, em Brasília, da “4ª Plenária Intercongressual da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) Professor João Felício”, com 25 representantes. A comissão de Mato Grosso será composta por delegados eleitos no Conselho de Representantes do Sintep-MT, membros do Conselho Nacional de Entidades (CNE).

A 4ª Plenária Intercongressual terá como objetivo trabalhar quatro eixos; analisar a conjuntura; a política educacional; a política de financiamento; e, a organização sindical dos profissionais da educação. No encontro será definido o Plano de Lutas da Confederação diante do governo federal e dos governos estaduais eleitos para o mandato de 2023 a 2026.  Os debates e deliberações da categoria, com representantes de todo o Brasil, definirão as mobilizações da CNTE e dos respectivos sindicatos filiados, na defesa da reconstrução da Educação Pública, inviabilizada pela política neoliberal, desde 2016.

O presidente do Sintep-MT , Valdeir Pereira, acredita se tratar de um momento importante, após a retomada da democracia, em que os educadores brasileiros se reunirão para discutir as questões pertinentes à educação. “É momento do debate das pautas importantes para o conjunto da classe trabalhadora como; Piso Salarial, Revogação do Novo Ensino Médio, melhorias das condições de trabalho e do ensino, assim como debater o enfrentamento à precarização do trabalho como as terceirizações e outros”, afirma.

A secretária de Políticas Educacionais do Sintep-MT e dirigente da CNTE, Guelda Andrade, esclarece que a 4ª Plenária tem como foco manter a mobilização dos profissionais da educação e para isso demanda de uma representação significativa para se fazer o diálogo e traçar estratégias para o próximo período. “É fundamental para manter os profissionais articulados na garantia da educação pública, gratuita, laica e socialmente referenciada. Serão momentos de reflexões para manter os trabalhadores motivados e ao voltarem para seus estados, possam se organizar enquanto categoria e classe trabalhadora”, destacou.

Segundo Guelda a presença dos sindicatos filiados à CNTE é fundamental e entre eles, a participação no Sintep-MT, que tem uma história de luta. “Saíram daqui muitas referências para o restante do Brasil, como hora-atividade, formação de funcionários, gestão democrática e outras. É a partir dessas reflexões que a gente retorna e constrói alternativas para fazer a luta e ampliar nossas conquistas. Diante disso, jamais o Sintep-MT deixaria de estar presente, considerando o papel e toda a história que tem dentro da CNTE e em nível de Brasil”, relata.

Homenagem

A 4ª Plenária Intercongressual faz homenageia o professor e sindicalista João Felício, ex-presidente da CUT. O dirigente, falecido em março de 2020, iniciou sua militância política e sindical nos anos 1970, foi dirigente em vários períodos da APEOESP, o sindicato de profissionais da educação de São Paulo, chegando à presidência em 1989. Teve também forte atuação na militância do Partidos dos Trabalhadores, desde sua fundação.

Na década de 90 foi dirigente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), chegando à presidência nacional em 2000. João Felício fez história na luta pelos direitos à educação, e pelo direito da classe trabalhadora. Em 2014 foi eleito presidente da Confederação Sindical Internacional (CSI), sendo o primeiro latino-americano a presidir a central internacional.

>> Acesse aqui o documento de referência da Plenária

4ª Plenária Intercongressual Professor João Felício
“Reconstruindo o Brasil com as Educadoras e Educadores da Educação Púbica”
Data: 17 a 19 de março de 2023