Sintep-MT leva protestos dos educadores para o Festival de Inverno em Chapada dos Guimarães

Na abertura do maior evento cultural do estado, trabalhadores da educação da rede estadual expuseram a retirada de direitos e os ataques a toda a sociedade com o desmonte da escola pública e gratuita em Mato Grosso

Publicado: 22/07/2024 18:42 | Última modificação: 22/07/2024 18:42

Sintep-MT/ Francisco Alves
Professores levam manifestação em defesa da educação pública e dos educadores para o Festival de Inverno de Chapada dos Guimarães

Com cartazes apresentando mensagens contra o governo Mauro Mendes, os trabalhadores da educação da rede estadual cobraram, durante a abertura do Festival de Inverno de Chapada dos Guimarães, na sexta-feira (19/07), respeito à Educação Pública. O lema “Mato Grosso cresce e os/as educadores/as empobrecem”, subiu a serra e ganhou visibilidade dentro do evento cultural estadual.

As mazelas promovidas pela gestão Mauro Mendes na educação pública do estado e os prejuízos aos educadores, ativos e aposentados, foram expostas para todos os presentes no festival dentro e fora da arena de shows. A manifestação iniciada no Acampamento da Resistência do Sintep-MT (Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso) se estendeu à atividade em Chapada, para dar maior visibilidade aos ataques aos direitos dos educadores e estudantes da rede estadual.

Sintepo-MT/Francisco Alves
 Robôs gigantes  chamavam a atenção para as lutas do Sintep-MT

O protesto contou com a participação de robôs gigantes, no estilo dos personagens fictícios do filme Transformers, que chamavam a atenção pela iluminação em neon e dançando no ritmo das músicas tocadas. Os robôs animaram o público com suas performances e trajes brilhantes, onde se liam as mensagens dos cartazes e até mesmo a logomarca do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso.

A manifestação integrou a programação de encerramento dos cinco dias de protesto no Acampamento da Resistência do Sintep-MT, iniciada no dia 15 de julho. Tendas e barracas foram montadas na praça do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), no Centro Político e Administrativo da Capital, onde os profissionais da educação da rede estadual permanecem acompanhando as atividades programadas.

Sintepo-MT/Francisco Alves
Manifestação integrou a programação de encerramento dos cinco dias de protesto no Acampamento da Resistência do Sintep-MT

A mobilização reafirmou a defesa das pautas fundamentais: o fim do confisco das aposentadorias e pensões, a realização de Concurso Público para todas as funções da carreira, a valorização salarial com ganho real. Os cartazes mostravam a indignação dos trabalhadores da educação com as propagandas falaciosas do governo ao apontar melhorias na qualidade da educação pública no estado.

O ato em Chapada dos Guimarães celebrou a primeira de muitas ações de rua que estão previstas pelo conjunto de profissionais da rede estadual, enquanto as políticas de ataques e desrespeito à educação e aos educadores se mantiverem. “Nossa luta é por diálogo, valorização e respeito aos direitos conquistados. Apesar do governo tentar implementar políticas nefastas, faremos a resistência sempre. Governos são transitórios, passam”, destacou o presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira.