Sintep-MT integrará mesa de honra de aula inaugural do Profuncionário neste sábado (01/04)

A oferta dos cursos do Profuncionário foi viabilizada através de recursos provenientes de emendas parlamentares.

Publicado: 30/03/2023 12:14 | Última modificação: 30/03/2023 12:14

Escrito por: Andressa Boa Sorte/Sintep-MT

Reprodução

Após um intenso trabalho do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), na cobrança dessa que é uma conquista histórica para os funcionários de escola, finalmente, os cursos do Profuncionário vão sair do papel. A aula inaugural da primeira turma, após cerca de quatro anos sem a oferta dos cursos, será neste sábado, dia 1 de abril, no auditório Deputado Milton Figueiredo, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

O Profuncionário teve início a partir de uma demanda dos trabalhadores da Educação em Mato Grosso e é uma referência nacional na política de valorização dos funcionários de escola. “Essa é uma conquista que vai muito além dos próprios funcionários que poderão se profissionalizar através dessa formação. É um ganho para toda a comunidade escolar em geral, porque quando um trabalhador da educação avança em conhecimento, a qualidade da escola pública é enriquecida, porque a escola é formada por pessoas, por trabalhadores”, disse Klebis Marciano Rocha, Secretário de Funcionários/as do Sintep-MT.

Sintep-MT/Francisco Alves
Valdeir Pereira, Presidente do Sintep-MT

Para o presidente do Sintep-MT, professor Valdeir Pereira, a oferta dos cursos precisa ser uma política constante, para que haja uma real valorização do conjunto de trabalhadores da educação. “A oferta desses cursos precisa acontecer de maneira constante e continuada. Além da questão da qualidade no ensino, essa profissionalização também garante a esse trabalhador e a essa trabalhadora, uma possibilidade de progressão salarial. Precisamos, dentro desse processo, enaltecer o apoio didático do Instituto Federal de Educação (IFMT). Se dependesse do estado, esses trabalhadores continuariam sendo ignorados e violados nesse que é um direito, o da profissionalização”, disse Valdeir.

Reprodução
Klebis Marciano, secretário de Funcionários da Educação do Sintep-MT

Profuncionário 2023

A oferta dos cursos do Profuncionário só foi viabilizada através de recursos provenientes de emendas parlamentares. Serão ofertadas 2.291 vagas, sendo 2.240 para a Secretaria de Estado de Educação – Seduc, e 51 vagas para Prefeitura de Vila Bela da Santíssima Trindade, distribuídas nos 19 campus. Os cursos serão ofertados na modalidade EaD (Ensino à Distância). São eles: Alimentação Escolar, Infraestrutura Escolar, Secretaria Escolar e Multimeios Didáticos.