Sintep-MT fortalece o trabalho da base com encontro de formação para Rues


Dirigentes têm o desafio de ampliar o quadro de representantes nas escolas públicas de Mato Grosso

Publicado: 09/07/2024 17:45 | Última modificação: 09/07/2024 17:45

Escrito por: Roseli Riechelmann

Sintep/Sinop
Presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira, participa da formação sindical com foco em estreitar as lutas sindicais a partir dos anseios dos profissionais das escolas públicas

O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) iniciou sábado (6/07) a nova etapa de formação focada nos trabalhadores da educação sindicalizados e em atividade nas escolas públicas. O primeiro Encontro de Rues (Representantes de Unidades Escolares), no município de Sinop, reuniu 96 dirigentes sindicais e sindicalistas de quatro regionais do Norte do estado, que compõem a organização do Sintep-MT. 

“É um desafio do Sintep-MT, construir a representação sindical por escola”, destaca o secretário de formação do Sintep-MT, João Eudes da Anunciação, responsável pela política formativa institucional. Conforme avalia, o primeiro encontro das regionais foi muito positivo, por ter oportunizado, até mesmo, aos dirigentes das subsedes a apropriação de conhecimento para fortalecer a representatividade do sindicato junto às unidades escolares.

Sintep/Sinop
Secretário de Formação do Sintep-MT João Eudes da Anunciação  durante sua abordagem sobre a história sindical e a organização da classe trabalhadora, na mesa com dirigentes e o adjunto da pasta, César Guedes 

Para o Sintep-MT, a formação é importante por consolidar a proximidade dos educadores com o sindicato, e um caminho importante para superar as barreiras impostas pelos governantes ao deixarem de fora das práticas educacionais o exercício das políticas de gestão democrática, valorização salarial, respeito à lei do Piso Salarial, os direitos dos aposentados, entre outros.   

Segundo esclarece o presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira, presente na formação, a escola estadual ganhou novo perfil de profissionais, após o último concurso de 2017. Trabalhadores que optaram por atuar na educação pública do estado, principalmente, pelo salário. “Muitos desconhecem a luta feita por décadas pelos educadores de Mato Grosso para que tivessem uma carreira atrativa. Nada foi dádiva dos governantes”. 

Sintep/Sinop
Oficina de financiamento da educação dá transparência aos recursos destinados para investimentos da Educação Pública

Da mesma forma, as redes municipais, que atravessam um movimento retrógrado com retomada, em muitas prefeituras, do clientelismo, da supressão de Concurso Público, da contratação precarizada e/ou terceirizadas, desrespeitando, inclusive, as legislações federais. Desafios que só serão superados com a conscientização dos profissionais sobre os direitos. 

Toda a programação dos Encontros esclarece aos profissionais da educação as ilegalidades, imoralidades, ao mesmo tempo que apresenta as legislações, em especial sobre financiamento da educação pública consolidado pelo Fundeb. O foco é ampliar as conquistas e manter os avanços históricos da carreira. 

O Encontro reuniu os educadores oportunizando a ampliação dessa rede de possíveis futuros representantes de unidade escolar do Sintep-MT.  Na próxima semana, dia 13 de julho, a atividade continua, com o Encontro de RUEs em Juína, noroeste do estado.