Sintep-MT faz panfletagem sobre valorização salarial em atividade da Seduc com professores


O objetivo é conscientizar a categoria das perdas que estão tendo na gestão Mauro Mendes

Publicado: 26/09/2023 18:13 | Última modificação: 26/09/2023 18:13

Escrito por: Roseli Riechelmann

Sintep-MT/subsede Primavera
Dirigentes da subsede do Sintep/Primavera do Leste entregam aos profissionais proposta de valorização salarial apresentada pelo Sintep-MT

O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) leva para a frente dos locais onde o governo do estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação, realiza palestras motivacionais (Edumotivação), mensagens cobrando valorização salarial.  Na manhã desta terça-feira (26/09) a mobilização do Sindicato ocorreu no polo de Primavera do Leste (270 km da capital).

A presidente do Sintep/Primavera, Marileuza Rosa de Souza, destaca que a ação teve como objetivo conscientizar a categoria das perdas que estão tendo nessa gestão. “A panfletagem mostra que as políticas propostas para a educação, são prejudiciais”, disse. 

Sintep-MT/subsede Primavera
Dirigentes do Sintep em Primavera do Leste fazem panfletagem na entrada da atividade da Seduc-MT com proposta de valorização salarial

Para os dirigentes o alerta tenta despertar nos profissionais que o golpe nos direitos está ocorrendo enquanto a Seduc-MT tenta inebriar os educadores com “oba, oba”. Na manhã desta terça, o Diário Oficial do Estado (DOE) divulgou a nova portaria de atribuição de aulas para 2024. Para surpresa dos educadores, a Seduc-MT apresentou mais sobrecarga de trabalho, com ampliação de turmas por professor/a, enquanto a valorização salarial desaparece dos holerites. 

A Seduc-MT promove a maratona do Edumotivação. Ontem (25/09) ocorreu em Rondonópolis, (300 km da Capital). Também lá, o Sintep-MT marcou presença, assim como em outras regionais do estado. Em todas, os sindicalistas fazem o alerta sobre o golpe que os trabalhadores estão sofrendo na carreira, por meio de panfletos que apresentam o contraponto ao que está sendo ofertado pelo governo, em termos de valorização. Apesar de não entrarem no recinto, houve quem participou da atividade motivacional usando nariz de palhaço, numa forte crítica ao programa imposto.

Sintep-MT/subsede Rondonópolis
Em Rondonópolis, os dirigentes do Sintep-MT esclarecem os impactos trazidos pela política do governo e o desmonte da carreira

O material distribuído pelo Sintep-MT contém um compilado dos estudos feitos pelo Sindicato, sobre o orçamento do estado. A proposta apresentada mostra que é viável, possível e legal que o governo faça a valorização salarial para toda a categoria. Essa também é uma forte crítica dos dirigentes, pois a atividade motivacional deixou de fora parte do quadro de educadores, no caso os funcionários de escola (Técnicos e Apoio Administrativo Educacional).  

Segundo o dirigente da regional Sul I – Serra da Petrovina, Bartolomeu Basili Belmonte, a administração Mauro Mendes tem promovido verdadeira catarse nos educadores com atividade ancorada no compromisso do governo com a agenda privatista. “A motivação da Seduc-MT são os programas que estão sendo implementados à revelia dos interesses das comunidades escolares”, destaca. 
Em Juína, o diretor regional do Sintep-MT Noroeste, Vale do Juruena, Carlito Pereira Rocha, destaca a indignação dos profissionais. “Muitos ficaram indignados de serem obrigados a participar, já que a atividade estava somando pontos pela assiduidade”, relata. 

Sintep-MT subsede Juína
Profissionais docentes são obrigados a pernoitar em ônibus para assistir propaganda institucional da Educação do governo Mauro Mendes 

Conforme o dirigente, os professores de Colniza (1065 km de Cuiabá) tiveram que sair de suas casas um dia antes, numa operação bate e volta, para percorrer os mais de 300 km até o polo de Juína, e assistir ao espetáculo promovido pelo governo, retornando no mesmo dia para suas residências a fim de estarem prontos para mais uma jornada no início do dia seguinte.