Sintep-MT faz jornada nos municípios do Araguaia para tratar do PSPN

Secretaria de Redes Municipais do Sintep-MT debate com os profissionais da educação de Santa Terezinha, Alto Boa Vista, Luciara entre outras, o enfrentamento às distorções feitas sobre o direito a aplicação da recomposição dos 33,24%

Publicado: 31/05/2022 17:13 | Última modificação: 31/05/2022 17:13

Escrito por: Sintep/MT

Sintep-MT
Secretário de Redes Municipais do Sintep-MT, Henrique Lopes, esclarece categoria o PSPN e combate distorções feitas pelas prefeituras

A secretaria de redes municipais do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) debate com educadores da regional do Araguaia as distorções feitas ao direito a Lei do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN) – Lei Federal nº 11.738/2008. Por meio de avaliação e estudo financeiro, busca validar e assegurar o direito a recomposição salarial para todos os profissionais da educação nos municípios.

Sábado, dia 28 de maio, foi feito o debate com os profissionais da educação no município de Santa Terezinha (1.172 km de Cuiabá-MT). A partir do estudo de viabilidade orçamentária, o secretário de Redes Municipais do Sintep-MT, Henrique Lopes, destacou as inconsistências financeiras e apontou as propostas a serem trabalhadas para a implementação da recomposição dos 33,24% do piso salarial, aos educadores do município.

Sintep-MT
Trabalhadores da Educação da rede municipal de Santa Terezinha comparecem a Assembleia Geral que debate recomposição salarial

Conforme o presidente da subsede do Sintep/Santa Terezinha, Ronivon Costa de Sousa, as condições existem, contudo, é preciso que a prefeitura faça uma reorganização na folha de pagamento. “O prefeito está fora da cidade, mas estamos agendando uma reunião no retorno para debatermos as propostas e assegurarmos a correção salarial aos trabalhadores da educação municipal”, afirma.

Segundo o presidente do Sintep em Santa Terezinha, os profissionais da educação municipal estão sem ganho real desde 2017. “Hoje o valor inicial pago é de R$ 1.720,00, para jornada de 30 horas. Estamos cobrando que a recomposição nacional seja assegurada para garantirmos a valorização mínima aos profissionais”, concluiu Ronivon de Sousa.

Sintep-MT
Presidente da subsede do Sintep Santa Terezinha, Ronivon Sousa, abre os trabalhos no último sábado (28)

Os trabalhos na regional Araguaia continuam durante a semana de 30 de maio a 3 de junho, sendo que terça e quarta feira o debate ocorrerá nos municípios de Alto Boa Vista e Luciara.