Sintep-MT exige diálogo com Prefeitura de Sinop sobre questões da categoria


A controvérsia surgiu após o anúncio de um contrato de R$ 850 mil firmado entre a Prefeitura de Sinop e a FGV,

Publicado: 11/03/2024 14:55 | Última modificação: 11/03/2024 14:55

Escrito por: Sintep/Sinop

Sintep/Sinop
Presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira, em frente a prefeitura de Sinop

Em um movimento para fortalecer o diálogo e a negociação, o SINTEP-MT, representado por seu presidente, o Professor Valdeir Pereira, protocolou nesta segunda-feira (11/03) um ofício na Prefeitura de Sinop, gerida pelo Prefeito Roberto Dorner (Republicanos). O documento solicita a abertura de um canal de negociação para discutir as repercussões da contratação da Fundação Getúlio Vargas (FGV) pela administração municipal, uma medida vista pelo sindicato como prejudicial à estrutura de carreira dos servidores da educação.

A controvérsia surgiu após o anúncio de um contrato de R$ 850 mil firmado entre a Prefeitura de Sinop e a FGV, gerando preocupação entre os profissionais da educação em meio a demandas financeiras pendentes em várias áreas, incluindo a educação. O Professor Valdeir Pereira, também educador na rede municipal de Sinop e membro ativo do SINTEP-MT, destacou que a contração da FGV tem levantado questões sérias sobre o futuro das carreiras dos servidores Públicos de Sinop, além de possíveis alterações no Plano de Cargos e Carreiras (PCCS e PCVV).

“Há um esforço contínuo por parte do SINTEP-MT para dialogar com a administração municipal sobre questões importantes para a categoria. Infelizmente, até agora, não houve uma resposta adequada da gestão municipal”, enfatizou Pereira, expressando a urgência de uma intervenção para salvaguardar os interesses dos profissionais da educação.

Esta questão será um dos principais tópicos da assembleia geral dos profissionais da educação programada para a próxima quarta-feira (13/04). A reunião abordará diversos assuntos críticos, incluindo a valorização salarial dos servidores, especialmente os ocupantes dos cargos de Técnico Administrativo Educacional e de Apoio Administrativo Educacional, e a remuneração das funções de dedicação exclusiva de gestores escolares, coordenadores pedagógicos e secretários escolares. Além disso, discutirá a contratação da FGV e seu impacto no uso dos recursos públicos.

Com a proximidade das eleições da data de 8 de abril é o limite para as negociações; Professor Valdeir Pereira alerta para o risco de que os avanços necessários na gestão atual sejam comprometidos. A assembleia poderá considerar ações como a paralisação das atividades, caso as tentativas de negociação não sejam bem-sucedidas. Este movimento sublinha a determinação do SINTEP-MT em buscar soluções através do diálogo e da negociação para assegurar os direitos e a valorização dos profissionais da educação em Sinop.