Sintep-MT encerra etapa regional do XIX Congresso com debates em três polos do estado
Encontros reúnem delegados de 33 municípios dos polos Médio Norte I, Leste III, e Nortão III, para discutir conjuntura, políticas educacionais e a defesa do Plano Nacional de Educação.
Publicado: 27/11/2025 16:38 | Última modificação: 27/11/2025 16:38
Escrito por: Roseli Riechelmann
Neste final de semana — 29 e 30 de novembro — o Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) finaliza os debates da etapa regional do XIX Congresso Estadual do Sintep-MT, com a participação dos polos Médio Norte I, Leste III e Nortão III. Juntas, as regionais representam 33 municípios e reúnem mais de 100 delegados eleitos nas etapas municipais.
Os debates realizados nas 15 regionais do Sintep-MT dão continuidade às discussões do caderno de textos do XIX Congresso, que tem como tema central “PNE: Ressignificar o acesso à educação como direito humano”.
As regionais estão organizadas e na expectativa para os encontros. Na Médio Norte I — regional Vale do Paraguai, composta por onze municípios — o evento será realizado em Campo Novo do Parecis (a 400 km da capital, Cuiabá).
Conforme o diretor regional, César Augusto Guedes, a atividade reunirá cerca de 54 delegados, que iniciarão os trabalhos com análise de conjuntura apresentada pela secretária de Políticas Educacionais do Sintep-MT, Guelda Andrade, representante de Mato Grosso na Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e coordenadora geral do XIX Congresso.
A análise de conjuntura será dividida em dois momentos e contará também com a participação do diretor estadual do Sintep-MT, professor Gilmar Soares. O encerramento dos trabalhos neste sábado ocorre à noite, com um momento cultural envolvendo os participantes.
A programação da Médio Norte I continua no domingo, com a realização do Conselho Diretivo, que contará com a presença dos dirigentes convidados professor João Eudes (secretário de Formação do Sintep-MT) e Antônio Márcio (secretário de Administração Sindical). “Estamos convocando para o domingo o nosso Conselho Diretivo, para programar a formação da regional para 2026”, esclarece César Guedes.
A interlocução com a categoria ocorrerá também, na mesma data, na regional Baixo Araguaia (Leste III), em Confresa (1.180 km de Cuiabá); e, nos nove municípios que compõem a regional Vale do Teles Pires (Nortão III), com debate sediado em Lucas do Rio Verde (334 km da capital).
O XIX Congresso do Sintep-MT tem como foco identificar as situações concretas que impactam diretamente o projeto de educação pública defendido para a classe trabalhadora. Para reverter o atual cenário de retrocessos na educação pública, o tema central reforça a necessidade de fortalecimento do Plano Nacional de Educação (PNE), alinhado aos planos estaduais e municipais, como estratégia essencial para avançar nas políticas educacionais.




