Sintep-MT dialoga com Instituto Federal de Mato Grosso para tornar curso de TDI política nacional

A oferta do curso já realizada em parceria do IFMT levará a experiência estadual para debates no MEC

Publicado: 05/03/2024 16:03 | Última modificação: 05/03/2024 16:03

Divulgação
Reunião entre o secretário de Funcionários do Sintep-MT, Klebis Marciano, e a equipe do CREad, do Instituto Federal de Mato Grosso

A secretaria de Funcionárias e Funcionários do Sintep-MT (Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso) retoma em 2024 as negociações com o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) para ampliar a oferta de curso profissionalizante para Técnicos em Desenvolvimento Infantil (TDI’s). Desta vez, as discussões focam na inclusão da formação no catálogo nacional do Ministério da Educação (MEC).

A parceria Sintep-MT e IFMT com foco na formação de TDI’s começou em 2018. Na ocasião, se trilhou por meio de um projeto piloto, com cinco prefeituras do estado (Lucas do Rio Verde, Peixoto de Azevedo e Ribeirão Cascalheira, estendendo-se para Água Boa e Canarana). Contudo, o objetivo agora é oficializar a oferta dentro do catálogo do MEC e expandir o curso para todo o estado, Brasil e até mesmo para o mundo.

Conforme o secretário de Funcionários do Sintep-MT, Klebis Marciano, responsável por intermediar junto ao IFMT os avanços na profissionalização dos trabalhadores da educação, a expectativa é que a formação se efetive como uma política pública nacional. “Caminhamos para ampliar o leque de formação do Profuncionário”, ressaltou. Conforme o dirigente, já existem outros cursos, como transporte escolar e cuidador de PCD, estabelecidos pela Resolução 02/2009 (CNE/MEC), mas ainda não ofertados. “Precisamos ampliar e efetivar essas formações”, defendeu.

O diálogo iniciado com o diretor do CREaD (Centro de Referência de Educação a Distância) no IFMT, Rothschild Alencastro Antunes, busca ampliar as possibilidades na oferta de cursos, especialmente para TDI’s. Ao mesmo tempo, trataram sobre o cenário da formação em curso do Profuncionário. Desde o ano passado (2023), estão em andamento turmas nas quatro áreas de formação (multimeios didáticos, alimentação escolar, secretaria escolar, infraestrutura escolar) em todo o estado.

O Sintep-MT faz o acompanhamento dos cursos para monitorar o interesse dos trabalhadores nas regionais, ao mesmo tempo em que busca assegurar que as prefeituras estabeleçam a política de profissionalização e enquadramento dos profissionalizados.