Sintep-MT denuncia avanço da privatização na educação pública de Mato Grosso


Em seminário da ANPAE, presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira, alerta sobre o impacto do Balcão de negócios na SEDUC-MT e mercantilização nas escolas públicas

Publicado: 08/11/2024 18:40 | Última modificação: 08/11/2024 18:40

Escrito por: Roseli Riechelmann

Reprodução

O XIII Seminário Regional Centro-Oeste da Anpae, realizado no campus Jane Vanini da Unemat em Cáceres, Mato Grosso, trouxe à tona o tema “A Educação Básica e os Desafios da Gestão Democrática no Contexto da Plataformização do Trabalho”, destacando a disputa entre projetos distintos para a educação no Brasil. No centro dos debates está o confronto entre uma educação pública voltada para a formação crítica e cidadã e a crescente mercantilização do setor, impulsionada por interesses econômicos.

O professor Valdeir Pereira, presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), participou das discussões e apontou que a plataformização do ensino beneficia principalmente acionistas e investidores. A utilização de plataformas digitais e a presença de empresas como o grupo “Somos Educação” ilustram como a educação básica pública vem sendo subordinada a uma lógica de mercado, afastando-se das necessidades reais da comunidade escolar e limitando a autonomia pedagógica.

Outro ponto destacado foi a militarização das escolas, que introduz práticas e modelos de gestão baseados na disciplina hierárquica, em detrimento de uma educação inclusiva e crítica. A presença de militares com salários superiores aos dos professores, que possuem formação específica e qualificação acadêmica, reflete uma desvalorização do trabalho docente e impacta negativamente o ambiente escolar, comprometendo a função educativa.A questão da proteção dos dados pessoais também foi abordada, especialmente com o uso de plataformas como o Google for Education. Valdeir destacou que a proteção insuficiente desses dados os torna vulneráveis a usos comerciais, expondo estudantes e profissionais a riscos de manipulação e perda de privacidade.

Por fim, o debate enfatizou a necessidade de um Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) que represente de fato os desafios da educação, sem manipulações para atender a interesses externos. Valdeir Pereira alertou para a importância de uma mobilização nacional em defesa das pautas comuns dos profissionais da educação, pois as políticas de mercado agem de forma coordenada em prol da privatização do setor.

O Seminário termina nesta sexta-feira (08/11), promovendo diálogos sobre o futuro da educação pública e o fortalecimento de uma gestão democrática capaz de enfrentar os desafios impostos pela plataformização e mercantilização da educação