Sintep-MT define planejamento estratégico para o ano de 2024 neste mês

Reunião que ocorrerá de forma híbrida avaliará ações realizadas até aqui e traçará o plano de ações para este ano e os próximos da gestão sindical

Publicado: 08/01/2024 15:51 | Última modificação: 08/01/2024 15:51

Escrito por: Wagner Zanan

Sintep-MT
Seminário de Planejamento Estratégico do Sintep-MT ocorre de forma presencial na sede da entidade e também online

O Sintep-MT, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Educação Pública de Mato Grosso vai definir o planejamento estratégico da entidade ainda neste mês de janeiro. Entre os dias 15 e 17 próximos, toda a diretoria do sindicato (presidente, vice, secretários, secretários-adjuntos e  diretores regionais) vai se reunir presencialmente e também online, para fechar o planejamento estratégico da entidade para o primeiro semestre deste ano.

Durante esses três dias, os membros da diretoria sindical realizarão uma atualização de conjuntura, observando os desafios para a categoria neste ano de 2024, bem como avaliar e atualizar as ações de planejamento estratégico do SINTEP-MT.

A Reunião terá como mediador o educador popular Emílio Gennari que também participou do planejamento estratégico de 2022 do Sintep-MT como orientador das discussões.

“Como facilitador o meu trabalho é ajudar a direção do Sindicato a ter um olhar que seja o mais crítico e objetivo possível, em relação aos últimos 18 meses, pelo menos, no sentido de conseguir fazer uma avaliação criteriosa das ações que foram desenvolvidas e do seu resultado efetivo.”, explica Gennari.

Sintep-MT/Jadson
Seminário de Planejamento Estratégio realizado em 2023. Momento é de avaliar as ações realizadas no ano passado e planejar as estratégias para 2024.

Ele também destaca que esse olhar externo é importante para evitar pontos cegos em uma leitura feita apenas por quem faz parte da diretoria. “Olhar externo, de alguma maneira, é aquele que permite ser mais crítico, ou seja, é o grilo falante da história do Pinóquio, chega olha para o real, faz perguntas, questionamentos e deixa realmente para a diretoria tomar as suas posições”, explica, “Assim, não é o mediador que vai decidir o que fazer no planejamento e sim a própria direção, a partir do seu trabalho de avaliação e de repensar suas estratégias de ação.”

Gennari faz um alerta crucial sobre a importância do Sintep-MT no cenário das lutas dos trabalhadores e servidores públicos de todo o estado. “Mato Grosso está vivendo no campo da Educação, aquilo que podemos chamar de um verdadeiro cerco, da direita, às ações do sindicato. E não estamos falando de um sindicato qualquer, é sem sombra de dúvida, o sindicato com a maior eficiência e efetividade, em termos de ação política do estado inteiro. E quando a gente constrói um cerco, ou quando analisa essa realidade, de cerco, o que percebemos é que não se trata de uma construção que já vem imediata, pronta, mas de algo que vai comer pelas beiradas”, alerta o Professor.

O objetivo é fazer com que as ações do Sindicato que deram certo até aqui sejam ampliadas e melhoradas e que novas estratégicas sejam adotadas para amplificar a presença e a força do Sintep-MT, como entidade que representa a maior categoria de servidores públicos do estado de Mato Grosso. Rompendo assim, o cerco do atual governo do estado e chegando nos servidores e na sociedade, na defesa da educação e na valorização dos trabalhadores e trabalhadoras da educação pública.