Sintep/MT debate com trabalhadores da educação projetos em escola de Colíder

A unidade retomou as atividades hibridas presenciais e já tem realizado a busca ativa de estudantes, dado o registro de evasão escolar. intensificado pelo período de pandemia.

Publicado: 27/09/2021 18:58 | Última modificação: 27/09/2021 18:58

Sintep-MT

O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) recebeu gestores da Escola Estadual Coronel Antônio Paes de Barros, em Colíder (650 km da capital), na tarde de quarta-feira (25/08), para tratar sobre caminhos para assegurar o trabalho na unidade estadual, apesar dos atropelos das políticas federais e estadual, na educação no município, intensificados no período de pandemia.

A unidade retomou as atividades hibridas presenciais e já tem realizado a busca ativa de estudantes, dado o registro de evasão escolar. Para o presidente do Sintep/MT, Valdeir Pereira, a falta de uma política pedagógica efetiva, desde o início da pandemia afastou os jovens da escola. Contudo, ressalta, “a unidade de Colíder ainda é uma das que se destacam dada a metodologia diferenciada, por ser escola plena e ter condições estruturada para o Novo Ensino Médio, no município”, disse

Para a gestora, Maria Lucia Cavéquia, a política de educação de tempo integral das escolas plenas ainda atravessam grandes desafios pela própria realidade econômica do país, agravada pela crise sanitária iniciada em 2020. E destaca que a unidade atravessa o momento de ajustes.

O dirigente reafirma a defesa da busca estratégica para assegurar ao maior número de estudantes o direito à educação, e ressalva a importância da escola de Colíder como pronta  para receber de imediato as propostas trazidas com o novo Ensino Médio (Lei nº 13415/2017), com a introdução de itinerários formativos.