Sintep-MT convoca profissionais para paralisação nacional no próximo dia 26

Mobilização nacional terá atos em Cuiabá e nos diversos municípios do estado com pautas estaduais e municipais em defesa da educação pública

Publicado: 14/04/2023 18:17 | Última modificação: 14/04/2023 18:17

Reprodução

O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) convoca os profissionais da educação para a paralisação nacional dia 26 de abril. O anúncio foi feito ontem (13/04), durante reunião virtual com dirigentes das subsedes do sindicato, para tratar sobre o ato nacional, que terá repercussão no estado com as pautas da educação pública estadual, bem como, as lutas dos educadores nos respectivos municípios.

O ato nacional chamado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), se dará dentro da programação da 24ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública (24 a 28/4) cujo tema é “Soberania se faz com educação pública e participação social” e terá foco na defesa da “Revogação do Novo Ensino Médio, Financiamento e valorização do Piso e da Carreira da Educação”.

Saiba mais: 24ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública De 24 a 28 de abril de 2023

“Essa é uma semana que debaterá temas estruturantes para a educação e foi definida na 4ª Plenária Intercongressual que elegeu o dia 26 como dia de luta, para que tenhamos grandes atos país afora e consigamos dar um recado à sociedade. A revogação da farsa do Novo Ensino Médio, o respeito ao financiamento e valorização do Piso e da Carreira da Educação, assim como fazer com que compreendam que por várias frentes vivenciamos crimes com a negação ao direito à educação de qualidade”, destaca a dirigente da CNTE e do Sintep-MT, Guelda Andrade.

Sintep-MT

Para Valdeir Pereira é fundamental que os trabalhadores da educação pública participem desse ato, nos respectivos municípios, como forma de enfrentamento aos desmontes e ataques feitos à carreira e a valorização profissional. O presidente destaca a ameaça à lei do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN), o desmonte do currículo e da organização escolar via Reforma do Ensino Médio, como pautas nacionais. Contudo cita também os desafios às medidas executadas pelo governo Mauro Mendes na educação estadual.

“Precisamos fortalecer nossas conquistas reafirmando nossas defesas. Os impactos nas mudanças de leis federais e estaduais comprometeram a organização escolar e a valorização profissional. Essa política de desmonte foi intensificada na gestão Mauro Mendes, pelo olhar privatista, que retirou a autonomia pedagógica, inviabilizou a gestão democrática das unidades, reduziu funcionários e professores; desrespeita a política de valorização salarial e traz para a escola, um controle de assiduidade no sistema de empresa – webponto, com total desconformidade com a rotina escolar.

O Sintep-MT apresenta como pauta do dia de paralisação

1. Por pagamento integral da RGA;
  2. Pelo fim do confisco nos salários de aposentados/as e pensionistas (14%);
  3. Pela oferta do Curso do Profuncionário e do Curso de Nível Superior para os funcionários/as das escolas;
  4. Por garantia de “Segurança nas Escolas” com vigias em todos os turnos;
  5. Por garantia de merendeiras e pessoal de limpeza necessários nas escolas;
  6. Em defesa da Escola Pública com Gestão Democrática;
  7. Por novo concurso público na educação;
  8. Por solução imediata dos problemas WebPonto.

Rede Municipal:

1. Nas redes municipais a luta é pelo Piso Salarial no valor de R$ 4.420,55 para professores/as e funcionários/as das escolas e creches e a defesa das pautas locais