Sintep-MT convoca dirigentes para reunião de esclarecimento sobre demandas judiciais

“Essa é a primeira reunião de trabalho de outras que serão realizadas e esperamos que proporcione os esclarecimentos que precisamos ter para fazer a luta sindical e fortalecimento cotidiano na atuação das nossas subsedes”, disse o presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira.

Publicado: 04/08/2022 15:04 | Última modificação: 04/08/2022 15:04

Escrito por: Andressa Boa Sorte/Sintep-MT

Um sindicato forte se faz com participação, debate e construção coletiva

O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) vai realizar no dia 12 de agosto, às 17h30, a agenda de trabalho da Secretaria de Assuntos Jurídicos e Legislativos do Sintep/MT com as subsedes chamada "Conexão Jurídica". O objetivo principal é colocar as direções das subsedes, à par de decisões e encaminhamentos feitos no âmbito judicial por parte da entidade de classe, na defesa dos direitos dos educadores e processos internos.

A reunião vai ocorrer de forma totalmente virtual, pela plataforma Zoom e é necessário que os participantes confirmem presença até à véspera do evento, em 11/08. “A secretaria de Assuntos Jurídicos do Sintep pensou nessa atividade como estratégia para alinharmos as demandas e para que nosso setor jurídico apresente as orientações sobre processos que já estão em andamento e a rotina de trabalho cotidiano. Sendo assim, é muito importante a presença de todos os dirigentes das subsedes”, disse o presidente do sindicato, Valdeir Pereira.

A secretária de Assuntos Jurídicos e Legislativos do Sintep-MT, Maria Celma, também destaca a importância da reunião. “Temos como objetivo estabelecer a agenda de trabalho da secretária estabelecendo uma conexão mais próxima com as direções das subsedes e sabemos que as questões jurídicas sempre geram muitas dúvidas, inclusive nos encaminhamentos a serem feitos pela subsede. Por isso, consideramos importante e necessário esse diálogo, fazer informes sobre questões jurídicas, apresentar o funcionamento da secretaria e suas demandas, esclarecer dúvidas e orientar sobre o encaminhamento de demandas institucionalmente e procedimentos internos da entidade sindical nas questões jurídicas”, disse.

Sintep-MT
Maria Celma, secretária de Assuntos Jurídicos e Legislativos do Sintep-MT

Dentre os assuntos da Conexão Jurídica estão:  1. Informes; 2. Orientação sobre os encaminhamentos jurídicos; 3. Levantamento de demandas jurídicas do SINTEP/MT; 4. Outros.

“Nós enquanto entidade de classe, fazemos a defesa das reivindicações da categoria de várias formas. No campo político, no âmbito do legislativo, e também na esfera jurídica, quando o diálogo se mostra ineficaz. Por isso, é importante termos conhecimento das leis e de normas e procedimentos legais, até para compreendermos esse universo jurídico e como usar isso em nosso favor. Essa é a primeira reunião de trabalho de outras que serão realizadas e esperamos que proporcione os esclarecimentos que precisamos ter para fazer a luta sindical e fortalecimento cotidiano na atuação das nossas subsedes”, finalizou Valdeir Pereira.

Confira aqui o ofício na íntegra

Sintep-MT