Sintep-MT convoca Conselho de Representantes e Assembleia Geral com paralisação
A categoria da educação estará mobilizada em defesa e promoção da escola pública e dos direitos profissionais
Publicado: 05/08/2024 16:26 | Última modificação: 05/08/2024 16:26
Escrito por: Roseli Riechelmann

O Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) convoca a categoria da rede estadual para o Conselho de Representantes, nos dias 10 e 11 de agosto, seguido da Assembleia Geral da rede estadual, com um dia de paralisação, no dia 12. As atividades integram o calendário de mobilizações do sindicato, com foco em avaliar e dar encaminhamento às pautas de reivindicações dos profissionais da educação da rede estadual e redes municipais.
A proximidade das eleições municipais no segundo semestre apresenta novas perspectivas para as defesas sindicais nos municípios. Os trabalhadores da educação terão como tarefa analisar os planos de governo dos candidatos para a escolha dos representantes que apresentem propostas e compromisso com as pautas em defesa da educação pública e gratuita, com valorização profissional e cumprimentos dos direitos de trabalhadores e estudantes. São desafios nas redes municipais os planos de cargos e carreira para todos os trabalhadores da escola e jornada unificada e ainda, o cumprimento do Piso Salarial Profissional Nacional.
Paralelamente, os educadores da rede estadual enfrentam a angústia causada pelas políticas de desmonte de direitos e retrocessos na carreira, no governo Mauro Mendes. O atual cenário da educação estadual integrou uma das mobilizações realizadas em 2024, com o Acampamento da Resistência, no mês de julho. Na ocasião o tema "Mato Grosso Cresce e os Educadores Empobrecem". Assim Não Dá!", reflete o desafio vivenciado pelos profissionais.
O Sintep-MT é um sindicato combativo na defesa dos direitos dos trabalhadores em todo o estado. Desde a fundação desempenha papel crucial na promoção da justiça social, melhores condições de trabalho, e na luta por direitos fundamentais. Contudo o cenário político em Mato Grosso está desfavorável, o que exige o contínuo enfrentamento por valorização profissional e respeito à carreira, o que exige enfrentamento.
A Assembleia levará para deliberação as pautas prioritárias como cumprimento da política de valorização salarial com ganho real, a defesa de Concurso Público para todos os cargos da carreira e a retomada da dignidade nas aposentadorias, com fim do confisco e retomada da recomposição salarial paritária com os profissionais da ativa.