Sintep-MT convida homens a participarem da Campanha do Laço Branco

Objetivo é fazer com que os homens se solidarizem com as mulheres e meninas, vítimas do machismo e do patriarcado.

Publicado: 25/11/2023 10:15 | Última modificação: 25/11/2023 10:15

Francisco Alves/ Sintep-MT

Na agenda de atividades para os 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher, o coletivo de mulheres do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) definiu como ação, fortalecer a campanha do Laço Branco entre os homens da entidade.

A categoria composta por mais de 80% de mulheres fará por meio da luta sindical uma convocação para o público masculino, para se unir à causa, destacado a importância de todos para o fim da violência contra as mulheres.

Conforme a vice-presidente do Sintep-MT, Leliane Borges, a violência contra as mulheres é uma violência que provoca diferentes tipos de violência, atingindo famílias e a sociedade. Por isso, deve ser uma luta de todos contra homens agressores. A campanha pede atenção aos sinais de violência e se faça a denúncia pelos números do disque 100 ou ligando para o 180.

Sintep-MT/Francisco Alves
A vice-presidente do Sintep-MT, Leliane Borge, entrega o laço branco ao presidente do Sintep-MT, que apoia a causa

Apesar do aumento dos casos de violência contra a mulher, em 2023, dados compilados pelo Fórum de Brasileiro de Segurança Pública, no relatório “Violência Contra Meninas e Mulheres", no primeiro semestre de 2023, apontam uma queda nos índices de feminicídio em Mato Grosso.

Segundo o relatório, os dados parecem indicar a dificuldade que o aparato estatal, em suas diferentes esferas federativas, possui para implementar os dispositivos previstos na Lei Maria da Penha. Também ressalta o baixo número de boletins de ocorrência registrados contra os autores, indicando que as vítimas dos feminicídios sequer estão chegando ao sistema de justiça.

Os índices de violência registrado pelo relatório trazem ainda os índices de Estupro e Estupro de Vulnerável. Sobre esses dados, o Brasil registrou 34 mil casos de estupro e estupro de vulnerável de meninas e mulheres no primeiro semestre de 2023, um crescimento de 14,9% em relação ao mesmo período de 2022. Os números traduzem dados alarmantes: a cada 8 minutos uma menina ou mulher sofreu estupro entre janeiro e junho no Brasil.

Dirigente estadual do Sintep-MT e integrante do coletivo de mulheres, Maria Luiza Zanirato

Para dirigente estadual do Sintep-MT, também integrante do coletivo de mulheres da entidade, Maria Luiza Zanirato, a sociedade, em dias atuais, ainda tem como desafio reeducar as mulheres para se empoderarem e não permitir qualquer tipo de violência, e reeducar os homens para respeitar os direitos das mulheres. “Isso é o objetivo da campanha do Laço Branco, em que os homens se solidarizam com as mulheres e meninas, que ainda são vítimas do machismo e do patriarcado. O problema, a nosso ver, é que as mulheres, na maioria evoluíram, e os homens não estão acompanhando essa evolução”, ressaltou
21 dia de Ativismo

O Lançado em 20 de novembro, com o Dia da Consciência Negra, os 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher, tem neste 25 de novembro, a data reconhecida como o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres.

Durante os 21 dias, que vão até 10 de dezembro (proclamação da Declaração dos Direitos Humanos), ocorrem mobilizações e atividades pela promoção contra a violência de gênero, entre as quais a campanha do Laço Branco.