Sintep-MT considera um avanço da luta o anúncio da constituição de Comissão de Concurso Público


Governo publica edital para constituir comissão de Concurso, mas precisa assegurar recursos e prazo para efetivar o certame para todos os cargos da carreira dos trabalhadores da educação da rede estadual

Publicado: 19/07/2024 12:11 | Última modificação: 19/07/2024 12:11

Escrito por: Roseli Riechelmann

Sintep-MT/ Francisco Alves
Pressão dos educadores no Acampamento da Resistência avança na pauta por Concurso Público

Se é verdade que “governo é igual feijão, só amolece na pressão”, os trabalhadores da educação da rede estadual que participam do Acampamento da Resistência, de 15 a 19 de julho, conquistaram o primeiro passo para a efetivação de uma das pautas prioritárias: a realização de Concurso Público. O governo do estado publicou esta semana edital para a constituição da Comissão do Concurso Público.

Apesar de ser um avanço nas pautas apresentadas pelos acampados do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), o anúncio no Diário Oficial de Mato Grosso é visto como um passo incipiente para a concretização da conquista dos educadores da rede estadual. O fruto ainda está na semente.

Os educadores cobram Concurso Público para todos os cargos da carreira

O presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira, lembra que a reivindicação de Concurso Público para todos os cargos da carreira é uma demanda do Acampamento da Resistência, mas que a iniciativa do governo é apenas o primeiro passo e exige mais do que a formação da comissão. “O governo terá que garantir e especificar tanto na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), como na Lei do Orçamento Anual (LOA), os recursos e a previsão do certame”, afirma.

Os educadores da rede estadual que participam da mobilização contra o desmonte da educação pública promovido pelo governo do estado comemoram a conquista, mas não reduzirão a pressão. “O Concurso Público da educação estadual terá que contemplar todas as funções da carreira”, conclui o dirigente