Sintep-MT busca agenda com o legislativo para articular as pautas prioritárias da categoria

Durante os dois dias os dirigentes da entidade visitaram gabinetes e buscaram diálogo com parlamentares para colocar na pauta as defesas da educação no estado

Publicado: 29/05/2024 17:03 | Última modificação: 29/05/2024 17:03

Sintep-MT/Edevaldo José
Dirigentes do Sintep-MT fazem a defesa das pautas prioritárias na Casa Legislativa de Mato Grosso

Dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) acompanhados pelo presidente da entidade, Valdeir Pereira, retornaram nesta quarta-feira (29/05) para a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). Pelo segundo dia consecutivo, buscam articular com os deputados apoio às pautas prioritárias da categoria; ganho real dos salários, fim do confisco das aposentadorias e pensões e concurso público para todos os cargos da carreira.

Valdeir Pereira faz a defesa de que diante dos resultados positivos no caixa do estado, conforme apresentados na audiência pública, ontem (28), sobre resultados do 1º quadrimestre de 2024, não há como alegar inviabilidade financeira para garantir aquilo que são direitos dos educadores e da sociedade: educação de qualidade e que são educação de qualidade e profissionais valorizados.

Durante mais um dia na Casa de Leis, a comissão de dirigentes do Sintep-MT conversou com alguns parlamentares, reforçando a entrega do ofício elaborado pelo Sindicato. No documento constam a pauta dos profissionais da educação e a solicitação para uma audiência pública externa.

Sintep-MT
Dirigentes do Sintep-MT acompanham a sessão plenária e cobram dos parlamentares compromisso com a Educação e com os educadores

Entre as tentativas de diálogo, o Sintep-MT buscou o presidente da comissão de educação da Assembleia, o deputado estadual Beto dois a um (Alberto Machado). Conforme Valdeir Pereira, é fundamental o diálogo com o deputado, presidente da Comissão de Educação, assim como com todos os demais parlamentares que integram o bloco.

Valdeir Pereira comunicou a agenda dos trabalhadores da educação do Sintep-MT, com a realização de um acampamento da educação, em Cuiabá, entre os dias 15 e 19 de julho, e, solicitou do presidente da Casa e demais parlamentares a realização da audiência no local. “Os profissionais querem debater e levar para a sociedade o que vivem e convivem nas escolas estaduais, após medidas implementadas pelo governo, como: webponto, excesso de formações, entre outros”, destacou o sindicalista.

Sintep-MT/Edevaldo José
Presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira, em entrevista à TV Assembleia, esclarece os enfrentamento dos educadores pelo cumprimento das pautas prioritárias

Toda a demanda dos profissionais da educação, incluindo a pauta de reivindicação e as resoluções do Conselho de Representantes do Sintep-MT, deliberada no dia 20, em assembleia da categoria, foram encaminhadas aos deputados. O objetivo é conseguir apoio, para cobrar mesa de negociação com o governo com pautas de reivindicações, negadas recorrentemente.

“O governo Mauro Mendes é um nas redes sociais e outro na prática. Nas mídias divulga que está aberto as negociações, contudo, não debate as pautas prioritárias dos trabalhadores da educação”, afirmou o dirigente