Sintep-MT apresenta pauta de reivindicações à presidenta da Assembleia Legislativa

Representantes da categoria foram recebidos na sala de reuniões do colégio de líderes da Assembleia Legislativa, pela deputada Janaína Riva, que ocupa, interinamente, a presidência da Casa de Leis.

Publicado: 27/04/2023 18:00 | Última modificação: 27/04/2023 18:00

Escrito por: Andressa Boa Sorte/Sintep-MT

Sintep-MT/Francisco Alves

Dirigentes sindicais e representantes dos trabalhadores da Educação de diversos municípios mato-grossenses, foram recebidos na sala do Colégio de Líderes da Assembleia Legislativa, pela deputada estadual Janaína Riva (MDB), durante o Ato Público que marcou a última quarta-feira (26) em todo o país, com a paralisação das escolas e o protesto dos educadores por garantia de direitos.

Na reunião, o presidente do Sintep-MT, professor Valdeir Pereira, apresentou à parlamentar, diversas demandas que são reivindicações dos educadores em Mato Grosso. “Diante da negativa do governador Mauro Mendes em dialogar com a categoria e mostrar algum respeito a nós, trabalhadores da educação, nos resta buscar apoio e o posicionamento do poder Legislativo, para que situações que provocam tanto sofrimento aos servidores, como a vergonhosa taxação de 14% aos nossos aposentados e pensionistas, sejam revertidas por força de lei. Nós temos diversas pautas, todas elas legítimas e que precisam de um interlocutor junto ao governo, uma vez que vivemos numa democracia e aqui no estado, a política não pode caminhar de forma tirana e absolutista”, disse Valdeir.

Outras demandas como a defasagem salarial dos educadores e a falta de efetivo de vigias nas escolas públicas também foram tema da reunião. “Nós estamos vivenciando um clima de terror entre os trabalhadores da educação, entre alunos e os pais. Na contramão dessa situação de violência e ameaças no espaço que deveria ser de acolhida e segurança, o governador deixa de contratar os profissionais responsáveis por fazer a segurança no espaço escolar, deixando essas unidades desguarnecidas. Não é falta de dinheiro para fazer essas contratações, é falta de vontade política. O mesmo vale para o calote e achatamento salarial que a categoria sofre desde o início da gestão de Mauro Mendes”, criticou.

Sintep-MT/Francisco Alves
Valdeir Pereira, Presidente do Sintep-MT

A deputada Janaína Riva, que na ocasião também estava acompanhada dos parlamentares Lúdio Cabral (PT), Valdir Barranco (PT) e Wilson Santos (PSD), Julio Campos (União) ouviu todas as reivindicações e relatos dos dirigentes sindicais e prometeu dar um encaminhamento à pauta. “Primeiro quero dizer que acho fundamental ouvir, diretamente de vocês, quais são essas demandas. Porque muitas vezes, nesses diálogos, conversando, é possível, juntos, encontrarmos o melhor caminho para resolver os problemas. A educação tem papel essencial no desenvolvimento de qualquer sociedade e o papel desta Casa, é atuar para que tenhamos uma escola pública de qualidade em Mato Grosso”, disse.

Diante do cenário apresentado, a presidente da ALMT garantiu que uma audiência pública será marcada para debater com mais profundidade os temas relacionados à educação e em especial, à falta de efetivo de vigias nas unidades escolares. O deputado Wilson Santos também destacou que irá enviar, de forma oficial ao Sintep-MT, um documento com um posicionamento sobre cada uma das pautas apresentadas.

GREVE NACIONAL EM DEFESA E PROMOÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA

A manifestação em Mato Grosso contou com passeata de protesto até a Secretaria de Estado de Educação e em seguida, ao Palácio Paiaguás. A data marca o Dia de Luta Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública que está em sua 24ª edição.

Leia mais: Paralisação dos profissionais da educação reúne cerca de mil trabalhadores em Cuiabá