Sintep-MT apresenta desafios e soluções para a Educação Infantil em Mato Grosso


Encontro do Fórum Estadual de Educação Infantil encaminha as defesas para os candidatos às prefeituras, em Carta compromisso

Publicado: 13/09/2024 21:06 | Última modificação: 13/09/2024 21:06

Escrito por: Sintep-MT

Sintep-MT
Debate de abertura no Encontro do Fórum Mato=grossense de Educação Infantil

O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) participou ativamente do Encontro do Fórum Mato-Grossense de Educação Infantil, vinculado ao Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil (MIEIB), realizado na sexta-feira, 13 de setembro. O evento discutiu os principais desafios, financiamento e estratégias para a educação infantil no estado e resultou na elaboração de uma Carta Compromisso a ser enviada aos candidatos às prefeituras nas eleições de 2024.

Durante o encontro, o presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira, destacou o impacto da organização da educação infantil nos últimos dez anos. Ele ressaltou que a falta de financiamento adequado para ampliar creches e pré-escolas, o desmantelamento de algumas carreiras dos profissionais e a política de redimensionamento estadual, que transferiu matrículas do ensino fundamental para os municípios comprometendo os escassos recursos das prefeitura para o atendimento da Educação Infantil, têm sido obstáculos para o cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação (PNE).

Além disso, Valdeir apontou que as demandas por mais valorização profissional e melhores condições de trabalho, incluindo o pagamento do piso salarial e a implementação de planos de carreira para os trabalhadores da educação infantil, são pontos centrais na luta do sindicato.

O evento contou com a participação dos presidentes das subsedes do Sintep de Várzea Grande, Juscelino Dias, e de Cuiabá, Jesuel Ferreira da Silva, que chamaram atenção para problemas críticos nas duas maiores cidades do estado. Ambos alertaram sobre o número elevado de estudantes por sala de aula e a falta de valorização dos trabalhadores da educação infantil, agravando as condições de ensino e aprendizado.

A coordenadora do Fórum Estadual de Educação Infantil, Jaqueline Pasuch, também reforçou a importância de garantir o direito à educação infantil para todas as crianças, desde bebês até o ingresso no ensino fundamental, defendendo uma oferta educacional que respeite as Diretrizes Curriculares e assegure equidade.

A Carta Compromisso, resultado das discussões do encontro, será entregue aos candidatos municipais, propondo a implementação de políticas públicas que assegurem uma educação infantil de qualidade, com turmas adequadas em tamanho, condições de trabalho dignas para os profissionais da área, e o fortalecimento das creches e pré-escolas públicas. “Defendemos a oferta de educação de qualidade que respeito às Diretrizes Curriculares, além da valorização dos profissionais que atuam com essas crianças. O objetivo é garantir que a educação infantil seja uma prioridade nas futuras gestões municipais”, concluiu.