Sintep-MT apresenta com panfletagem o que é motivação para os profissionais da educação

Evento Motivacional do governo decepciona com ausência de anúncio de valorização

Publicado: 11/09/2023 15:04 | Última modificação: 11/09/2023 15:04

Sintep/Cuiabá
Entrega da panfletos durante o Edumotivação

O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), em Cuiabá, realizou panfletagem sobre a política de valorização salarial para os profissionais da educação da rede estadual. O material contendo as defesas do sindicato para a recomposição da Revisão Geral Anual e das perdas do poder de compra, foi entregue, na manhã desta segunda-feira (11/09), no Hotel Fazenda Mato Grosso (Homat), antes da abertura do programa Edumotivação, da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT).

A ação teve como objetivo fornecer elementos aos trabalhadores da educação das escolas estaduais da Baixada Cuiabana, para contrapor a política de bonificação implantada pelo governo Mauro Mendes. O governo tem promovido verdadeiros espetáculos com participação obrigatória dos profissionais para divulgar as ações executadas pela gestão estadual e destacar a política de gratificação por resultados.

Segundo o presidente da subsede do Sintep/Cuiabá, professor João Custódio, a edição desta segunda, no Homat, ganhou dois novos objetivos; divulgar o candidato do governo para as eleições municipais e reafirmar a defesa inconstitucional da ampliação de escolas cívico-militares, com recursos da educação pública.

O evento apresentou a publicidade oficial nas falas do secretário de estado de Educação, Alan Porto, e do adjunto Amauri Monge. Contou com o caráter de showmício com a presença do secretário da Casa Civil, e provável candidato à prefeitura de Cuiabá, pelo governo estadual, Fábio Garcia.

Alguns trabalhadores da educação, que já participaram do programa, acreditam que muitos dos colegas sequer percebem o que está por trás do espetáculo. Mas a gravidade está em ofuscar a política de gratificação por resultados, que promoverá perdas irrecuperáveis nos salários e principalmente nas aposentadorias. “Muitos ignoram se tratar de baixa remuneração e congelamento de salário”, afirma o dirigente do Sintep-MT.

O programa do governo é um espetáculo, uma catarse para os profissionais. “O governo usa a frustração individual e o cansaço dos profissionais, causados justamente pela política da gestão central, para insinuar que todo o esforço será recompensado. Boa parte acaba acreditando que serão os beneficiados, com o reconhecimento via gratificação”, destaca o dirigente estadual, responsável pela elaboração da Cartilha Salarial, com a proposta sindical, Henrique Lopes.

O programa Edumotivação tem circulado em várias regiões do estado. Consiste em um dia longe da sobrecarga de trabalho e do nível de estresse que a rotina escolar tem promovido nos profissionais. Segundo educadores é uma “distração”.

A atividade é realizada a partir de dinâmicas com os participantes antes das “palestras motivacionais” e é seguida pela publicidade das ações e aquisições do governo para as escolas, sem tratar de política de valorização real.