Sintep-MT alerta: faltam professores e atendimento educacional especializado em escola de Sinop
A situação tem prejudicado muitos estudantes e suas famílias, além dos profissionais que não foram atribuídos, mesmo após o início das aulas em fevereiro
Publicado: 14/03/2025 18:52 | Última modificação: 14/03/2025 18:52
Escrito por: Sintep-MT

O presidente do (Sindicato dos Trabalhadores no Ensino público de Mato Grosso (Sintep-MT), Valdeir pereira e a presidente da subsede de Sinop, Eliane Carvalho, realizaram uma visita à Escola Municipal Monteiro Lobato e, na sequência, participaram de uma reunião com a Secretária Municipal de Educação, Salete Vicente Rodrigues Ieka, para tratar da preocupante situação de falta de educadores na rede municipal.
A falta de professores tem gerado um verdadeiro apagão educacional, seja pela juventude que não tem interesse pela profissão, seja pelas questões burocráticas que dificultam a atribuição dos profissionais, deixando diversas turmas sem aulas. Na Escola Monteiro Lobato, 2 turmas seguem sem professor atribuído, apesar do ano letivo já ter iniciado há mais de um mês no município.
Além disso, foi solicitado o atendimento de uma demanda trazida por uma mãe à entidade sindical, pois, até o momento, a sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) ainda não foi iniciada, o que compromete o direito dos estudantes deficientes. Para essas crianças e suas famílias, a não atribuição de professores representa uma limitação grave no acesso à educação inclusiva.
Diante desse cenário, o Sintep-MT e sua subsede em Sinop registraram junto à Secretaria Municipal de Educação, a urgência da solução desses problemas e solicitando providências para garantir o direito à educação de todas as crianças. Essa primeira agenda, ainda que extraoficial, foi um passo importante para que medidas concretas sejam tomadas.

O Sintep-MT seguirá acompanhando e cobrando ações efetivas para a valorização da educação estadual e municipal e o pleno funcionamento das escolas com profissionais suficientes para atender os estudantes.