Sintep-MT acompanha inauguração do IFMT e destaca investimentos federais em MT


Presidente do Sintep-MT, Henrique Lopes, a solenidade marca a retomada da valorização da educação pública e dos profissionais do ensino.

Publicado: 04/02/2026 18:19 | Última modificação: 04/02/2026 18:19

Escrito por: Luiz Benitt

Luiz Benitt
Inauguração do IFMT em Várzea Grande é festejada pelo Sintep-MT, estudantes e e educadores

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), Henrique Lopes, participou nesta quarta-feira (04/02) da inauguração do novo Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), campus Várzea Grande, e do lançamento de pacote de investimentos federal na educação pública de Mato Grosso, realizada pelo ministro da Educação, Camilo Santana. A solenidade contou ainda com autoridades federais, estaduais, municipais, educadores e estudantes

Durante o evento, o governo federal realizou a entrega de 1,7 mil unidades da Carteira Nacional Docente do Brasil (CNDB) e 228 vales-computador, ações que integram a política de valorização dos profissionais da educação. Em Mato Grosso, 50 mil professores serão contemplados com a CNDB e 2 mil profissionais receberão o vale-computador.

Luiz Benitt
Presidente do Sintep-MT, Henrique Lopes em solenidade de inauguração do IFMT em VG

De acordo com o ministro Camilo Santana, os investimentos reafirmam o compromisso do governo Lula com a reconstrução da educação pública brasileira. “Estamos retomando uma política que coloca a educação como prioridade. Valorizar o professor é essencial para garantir qualidade no ensino. A Carteira Nacional Docente e o vale-computador são instrumentos de reconhecimento e também de fortalecimento do trabalho pedagógico”, destacou o ministro.

As ações fazem parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), que direciona recursos estratégicos para a educação em Mato Grosso. Ao todo, 15 municípios mato-grossenses estão sendo beneficiados com investimentos no IFMT. A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) foi contemplada com a construção de um complexo cultural e novas salas de aula. Já o IFMT do bairro Bela Vista, em Cuiabá, e o de Rondonópolis, terão instalados os restaurantes estudantis. 

Ainda em Rondonópolis, o IFMT terá obras de infraestrutura e urbanização voltadas à acessibilidade. Enquanto a Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) será beneficiada com restaurante universitário, novas salas de aula e instalações prediais complementares, incluindo auditório.

Sintep-MT comemora Investimentos federais e ampliação dos IFMT's 

Os investimentos federais também alcançam a educação básica. O Programa Pé-de-Meia beneficia 63,2 mil estudantes mato-grossenses. A política de escola em tempo integral atende 30,1 mil alunos no estado. Já o programa Criança Alfabetizada garante atendimento a 4,7 mil crianças por meio do Cantinho de Leitura, com o apoio de 184 articuladores de alfabetização.

Na área de infraestrutura e conectividade, o programa Escolas Conectadas já alcança 1,7 mil escolas em Mato Grosso, e 38 obras de creches e escolas já foram aprovadas.
Para o presidente do SINTEP-MT, Henrique Lopes, os investimentos representam uma mudança concreta na política educacional do país.

Luiz Benitt
Henrique Lopes do Sintep-MT parabeniza ministro Camilo Santana pelo compromsso com a educação de Mato Grosso

“A inauguração do Instituto Federal em Várzea Grande e o conjunto de ações anunciadas hoje mostram que a educação voltou a ser prioridade no Brasil. Estamos falando de valorização dos profissionais, ampliação do acesso, permanência estudantil e infraestrutura adequada. Isso impacta diretamente a vida de professores, estudantes e de toda a sociedade”, afirmou.

Henrique Lopes também ressaltou o simbolismo da entrega da Carteira Nacional Docente. “Esse é um reconhecimento histórico aos trabalhadores e trabalhadoras da educação. Depois do desmonte patrocinado por Bolsonaro, o governo Lula retoma o diálogo com a categoria e investe em políticas que fortalecem o ensino público e valorizam quem está na sala de aula”, completou.

Continuaremos acompanhando e cobrando a efetivação dos investimentos, defendendo uma educação pública, gratuita, democrática e socialmente referenciada em todo o estado de Mato Grosso.

Confira as fotos da entrega.