Sintep/Jangada realiza primeiro diálogo com a gestão na tentativa de encerrar a greve

Direção sindical convoca assembleia da rede municipal para esta sexta-feira (14/07) para avaliar o documento a ser enviado pelo gestor

Publicado: 13/07/2023 15:52 | Última modificação: 13/07/2023 15:52

Sintep/Jangada

Os dirigentes da subsede do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), no município de Jangada (70 km de Cuiabá), participaram nesta quinta-feira (13/07) da primeira reunião com a administração municipal para tratar sobre a recomposição do Piso Salarial, retomada da gestão democrática nas escolas, repasses para pequenos reparos nas escolas e encaminhamentos sobre os desafios do transporte escolar no município, entre outros pontos.

O diálogo com o prefeito Rogério Oliveira Meira teve a participação do presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira, a presidente da subsede do Sintep/Jangada Célia Aparecida e comissão de trabalhadores da educação, apresentou sinais de avanço. Contudo, as propostas deverão ser oficializadas pela prefeitura para serem debatidas nesta sexta-feira (14/07), às 14h, na Assembleia Geral da categoria.

Segundo análise do presidente do Sintep-MT, a abertura para o diálogo é sempre favorável para avançar nas negociações. Mas a categoria terá que debruçar sobre a proposta da prefeitura de recomposição imediata de 5,93%, dos 33% reivindicados, cobrando o cumprimento da prefeitura, de reuniões quadrimestrais para avaliação de viabilidade financeira para contemplar todo o percentual em atraso.

A falta de transparência na escolha dos gestores escolares ou mesmo nas contratações foi um dos temas debatidos pela categoria e cobrados na reunião. Para a presidente da subsede, Célia Aparecida, a Lei nº 465/2008, da gestão democrática, deve ser respeitada e cumprida pela secretaria de educação do município. “Precisamos da realização de Concurso Público para que os cargos vagos sejam ocupados por profissionais efetivos, evitando que manobras ocorram na ocupação das funções”, destaca.

Célia Aparecida levou para o debate com o gestor o cenário do transporte escolar, os desafios vivenciados pelos motoristas dos ônibus do transporte escolar e os riscos apresentados para os estudantes que dependem do veículo para chegar à escola e voltar em segurança para suas residências.
A pauta da categoria é extensa, com total de dez tópicos que tratam também de direitos salariais dos contratados, desrespeitados pela precarização imposta nas medidas municipais. “Amanhã vamos nos reunir com a categoria e avaliar os encaminhamentos”, destacou.