Sintep debate fortalecimento do movimento sindical nas escolas com Coletivo da Juventude

Publicado: 09/12/2021 10:44 | Última modificação: 09/12/2021 10:44

Escrito por: Assessoria/Sintep-MT.

Sintep-MT
Juventude do Sintep-MT participa de reunião do Coletivo

A reunião que ocorreu de forma virtual reuniu o presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira, e representantes do Coletivo de Juventude da entidade sindical.

Na análise de conjuntura, o presidente Valdeir falou sobre a atuação do governo e o crescimento da direita, com o golpe ocorrido em 2016 e tendo relação direta com as políticas de retiradas de direitos é precarização das condições de vida da classe trabalhadora.

“Apontamos que os nossos jovens trabalhadores estão num contexto bastante complexo e de fragilidade em razão das ‘reformas’ aprovadas e outras que estão em curso que tem como objetivo diminuir o estado e fragilizar o mundo do trabalho. Por isso é importante pontuar que é necessária uma atuação dos movimentos sindicais e sociais para desmistificar e fortalecer os espaços legítimos de representações das pautas trabalhistas e organização de trabalhadores”, disse.

Segundo Valdeir, os jovens tem participado dos movimentos “Pela democracia e por direitos”.

Para o movimento sindical (SINTEP-MT) o maior desafio está em dialogar com aqueles trabalhadores que foram atraídos pela carreira do estado e não estão dentro do movimento sindical. ‘‘Em muitos casos negam que é uma conquista do movimento sindical e não se sentem atraídos para estarem nas fileiras de lutas do movimento sindical e sindicalizado. Há muitos que são grandes defensores da direita que governa o nosso país, por isso é importante a gente fomentar esses debates junto aos mais jovens esclarecendo onde eles são impactados”, declarou Valdeir Pereira.

Sintep-MT
Coletivo da Juventude do Sintep-MT, presente na reunião virtual

Pautas como o Novo Ensino Médio e a burocratização dos Grêmios estudantis por parte da Seduc-MT também foram debatidas. Também foi feita uma apresentação detalhada sobre a estrutura organizacional da Coordenação do Coletivo da Juventude e eleita a coordenação do coletivo (citar os nomes e cidades).