Sintep-Colíder leva à mídia local a pauta da valorização dos trabalhadores da educação
Direção sindical busca o debate público junto à comunidade colidense sobre a importância de garantir a valorização dos profissionais da educação
Publicado: 07/08/2025 10:59 | Última modificação: 07/08/2025 10:59
Escrito por: Sintep/Colíder

A diretoria da subsede do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), em Colíder, realizou visitas a diversos meios de comunicação locais – rádios, TVs e webrádio, com o objetivo de sensibilizar a população e, principalmente, o Poder Executivo Municipal sobre a necessidade de valorização dos trabalhadores da educação.
A iniciativa buscou reforçar a urgência do pagamento do piso salarial, conforme determina a Lei Municipal nº 2118/2008. “A legislação estabelece os direitos, e estes devem ser respeitados para garantir a valorização profissional e a qualidade da educação pública”, afirma a presidente do Sintep/Colíder, Lucy Diana Matias da Silva.

Durante as entrevistas, a presidente destacou que, embora tenha sido aprovado em julho um reajuste de 5% para os professores, os demais profissionais da educação foram excluídos desse aumento. “Isso gera desigualdade e prejuízos na carreira desses servidores, comprometendo também a qualidade do serviço ofertado à população”, afirma.
Segundo Lucy Diana, o compromisso da luta sindical é com uma educação pública de qualidade, e isso só é possível com a valorização de todos os trabalhadores da educação. “É fundamental que o prefeito apresente uma proposta concreta que estenda o reajuste também aos demais profissionais, conforme prevê a Lei Municipal”, destacou.
A direção sindical no município busca assegurar aquilo que são conquistas justas e legítimas para a categoria. “Não podemos aceitar retrocessos que prejudiquem a carreira dos servidores e, consequentemente, a qualidade da educação ofertada à população de Colíder.”
“A entidade seguirá mobilizada e está aberta ao diálogo com a Prefeitura”, concluiu a sindicalista.